O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, realiza, no sábado (26), sua 4ª Caminhada Histórica em homenagem ao mês do Guia de Turismo. O evento visa divulgar e fortalecer o turismo cultural na Cidade. Este ano, será trabalhado o tema "Natal na Segunda Guerra", com um passeio pelas ruas da Ribeira.

Os interessados podem realizar as inscrições doando 1kg de alimento não perecível (exceto sal), no Senac Centro (Rua São Tomé, 444, Cidade Alta), das 9h às 15h, a partir de segunda-feira (21). Os participantes receberão camisa de identificação do evento. A expectativa é reunir mais de 500 pessoas, entre guias de turismo, profissionais do segmento, estudantes e público em geral.

Com cerca de três horas de duração, a caminhada terá início às 14h, englobando o bairro da Ribeira, segundo mais antigo da cidade. Acompanharão o trajeto instrutores do Senac das áreas de História, Turismo e Inglês, apresentando curiosidades sobre os pontos visitados, com tradução para a língua estrangeira. 

O evento tem como ponto de concentração e encerramento o Sesc Cidade Alta. No local, a partir das 11h, estará disponível uma vasta programação para os visitantes, inclusive com exposições e oficinas sobre a Segunda Guerra em Natal, além da venda de almoço e lanches àqueles que quiserem participar de todas as atividades.

Estarão expostos quadros com fotos da época, capacetes, roupas, maquetes, munições, entre outros objetos do acervo da Fundação Rampa. Também haverá vídeos com depoimentos e informações sobre a presença americana em Natal. Outro destaque será um mapa gigante da Capital e uma oficina interativa, com o intuito de resgatar a memória dos potiguares sobre a Segunda Guerra.

Para o coordenador do eixo de Turismo e Hospitalidade do Senac, Marcelo Millito, o evento ajuda a preservar a história da cidade com ênfase no bairro da Ribeira. "A programação proposta para este ano contribui para a formação participativa de um dos mais autênticos produtos turísticos potiguar, Natal na Segunda Guerra Mundial. Cada momento foi pensado para que os participantes interajam e se redescubram como parte do tradicional bairro boêmio da Ribeira, que foi palco principal da interação entre os residentes e americanos no período da Guerra", explica.

A 4ª Caminhada Histórica conta com parceria do Sesc RN, Fundação Rampa, Sebrae RN e Exército Brasileiro. Também foram acionados órgãos públicos para o apoio ao evento, como STTU, SEMOB, Urbana, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Saiba mais – Em virtude de sua localização geográfica privilegiada, sendo o ponto da América do Sul mais próximo da Europa e África, Natal recebeu, na década de 1940, a maior base aérea norte-americana fora dos EUA. Com isso, estabeleceu-se uma ponte aérea ligando a América com as bases americanas no norte da África, facilitando o envio de tropas, mantimentos e materiais bélicos, que ajudariam na luta contra a Alemanha Nazista. A convivência com os americanos trouxe diversas influências para a cultura potiguar. Estima-se que, na época, cerca de 10 mil americanos se instalaram em Natal, cuja população era de aproximadamente 55 mil habitantes.

Confira o Roteiro da Caminhada:

Concentração no Sesc Cidade Alta;
Segue na Avenida Câmara Cascudo (contramão);

Primeira parada: Praça Augusto Severo – segue pela Avenida Duque de Caxias;

Segunda parada: Praça Capitão José da Penha – segue pela Tavares Lyra, à esquerda até a Rua Chile;

Terceira parada: Rua Chile em frente ao antigo Palácio do Governo, seguindo até o Largo;

Quarta parada: Esquina da Esplanada Silva Jardim com a Duque de Caxias;

Quinta parada: Praça Capitão José da Penha;

Sexta parada: Praça Augusto Severo e encerramento no Sesc Cidade Alta.

Serviço:
4ª Caminhada Histórica do Senac RN pelas ruas de Natal
Data: 26/05/2017 (Sábado) 
Horário: 14h às 17h (Exposição e atividades culturais no Sesc, a partir das 11h)
Inscrições: A partir de segunda-feira (21), no Senac Centro (Rua São Tomé, 444, Cidade Alta), das 7h30 às 20h.
Valor: 1Kg de alimento não perecível (exceto sal)
Concentração: Sesc Cidade Alta (R. Cel. Bezerra, 33)
Informações: 4005-1000


source http://www.diariopotiguar.com.br/2018/05/inscricoes-abertas-para-4-caminhada.html