Dois anos após aposentar a Série F no mercado brasileiro, a Ford confirmou o retorno da família de comerciais para 2014 e com produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12), durante evento de balanço da empresa, em São Paulo (SP).
Em 2011, a Ford deixou de vender a picape grande F-250 e também o caminhão leve F-4000 para abrir espaço no mercado para a chegada da atual geração da Ranger. Depois, aproveitando novo filão, a fabricante americana voltou a rechear sua linha com o utilitário Transit, que também terá novo modelo comercializado no próximo ano.
Além da nova geração do Transit, mostrado em outubro durante a Fenatran (Salão Internacional de Transportes), em São Paulo,a Ford também havia dado pistas na feira de que retornaria com as linhas de F-4000 e F-350. Não há, porém, confirmação de quais outros modelos da Série F podem ser fabricados e vendidos no país. Antes, em junho, a Ford havia mostrado a série especial SVT Raptor da picape F-150, modelo mais emblemático da Série F, em seu estande no Salão do Automóvel de Buenos Aires.
Fato é que a política de plataformas globais da marca -- que deve se concretizar no Brasil no biênio 2014/2015, e até 2016 no restante do mundo -- facilita a fabricação e o lançamento (ou o retorno, neste caso) de modelos em diferentes mercados. Segundo executivos da marca, o retorno da Série F -- presença certa nas listas de automóveis mais vendidos no globo (e particularmente no mercado norte-americano) -- serve também como reforço à oferta da Ford no segmento comercial com modelos modernos, bem equipados e seguros.
UOL