http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/79201.jpg
Imagem: Tribuna
Analisando a questão da notícia veiculada na Tribuna do Norte, ontem, sobre medicamentos válidos que foram encontrados ao lado de uma caçamba de lixo na Cidade da Esperança ficamos, no mínimo, indagando sobre o que motivaria alguém a jogar fora insumos essenciais para a saúde do natalense.

Como a própria reportagem destacou foram encontradas 103 ampolas de insulina Insunorm R, utilizadas em pacientes com diabetes mellitus, além de 16 frascos do anestésico Provive 1% que, segundo o anestesiologista Aldemaro Cavalcante é de uso restrito ao ambiente hospitalar e podem provocar a morte. 

Em virtude da gravidade da notícia, tentamos entrar em contato com a COVISA e só teremos um retorno na segunda-feira(08).


Notícia Estranha

O que chama a atenção na notícia é a forma como tudo se procedeu. O Gari encontrou medicamentos válidos e botas brancas e ao invés de chamar a polícia ou Secretaria de Saúde, chamou a imprensa e permaneceu até tudo ser fotografado e registrado. Quem, ao contrário de estar querendo subtrair(furtar),  jogaria medicamentos e um par de botas no lixo? E mais grave ainda, se estivesse querendo subtrair, porque jogaria no lixo? E ainda completamos com outra pergunta: Seria esse um caso de desvio de medicamentos?


Para se ter uma idéia, a chefe do Núcleo de Medicamentos da Covisa, Marlene Paiva, afirmou que casos semelhantes já haviam ocorrido, porém, na mesma fala ela destaca que é raro acontecer com medicamento no prazo de validade e de uso restrito.

Enfim. Essa semana entraremos em contato com a polícia e com a Covisa para esclarecer melhor esse acontecimento e deixar o leitor informado.

Gestão em Natal

A reprovação à administração municipal está alta, porém, um episódio como esse só reflete uma espécie de sabotamento à gestão da prefeita.

NOTA: Diversas vezes publicamos aqui vários desmandos da administração, porém,  dessa vez um fato como esse precisa ser investigado para que o leitor não se sinta traído.