Os dois palestrantes do primeiro seminário "Agenda para Mudanças Curriculares do Ensino Médio", o governador do Ceará, Cid Gomes, e o renomado especialista em educação, Claudio de Moura Castro, defenderam amplas mudanças no atual sistema escolar brasileiro. A dupla expôs seus pensamentos durante o evento, que foi promovido na manhã desta sexta-feira (12), na CTGás, realizado pelo Sesi em parceria com o deputado federal Rogério Marinho (PSDB).
 
"O ensino médio brasileiro é um desastre que não tem nada de curioso, mas sim de trágico. O nível de repetência é alto, as estruturas das salas são ruins, os alunos se evadem porque a escola é chata e está longe do seu mundo. Temos matérias demais", disse Claudio de Moura Castro, que além de ter sido professor em algumas das mais importantes universidades do mundo, é atualmente articulista da revista Veja.
 
Ainda de acordo com Claudio, o Brasil precisa oferecer cursos diferentes aos seus alunos do ensino médio, de acordo com os interesses de cada jovem. O especialista também foi favorável a redução da quantidade de disciplinas e defendeu que todo o ensino repassado em sala de aula tenha tempo de ser aplicado na prática.
 
Já o governador do Ceará apresentou o avanço do seu Estado neste setor durante os últimos anos. Cid Gomes também abordou as conquistas obtidas em Sobral, cidade onde nasceu e que se elegeu prefeito em duas oportunidades. Hoje, o município é o único do Nordeste na lista dos 100 melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Já o Ceará é Estado nordestino de melhor resultado neste mesmo levantamento, resultado obtido nos últimos quatro anos, período em que esteve no cargo.
 
Cid Gomes sugeriu que o país investisse na construção de escolas de tempo integral, onde o aluno pudesse ter aulas e aprendesse um curso técnico ao mesmo tempo. Para o governador cearense, é preciso erguer prédios atrativos para o ensino público. Em sua gestão, foram inauguradas 77 escolas desse tipo, que oferecem 28 cursos técnicos diferentes. "Foi a educação que me fez chegar aonde estou, como governador do meu Estado, e eu tenho a Educação como prioridade absoluta em qualquer serviço público", disse.