Clique na imagem para ampliar

CARNATAL 2010:
Carnatal, a maior e melhor micareta do Brasil!
       
       Numa definição simples o Carnatal seria a junção de pessoas em Natal, animadas por uma banda que toca músicas dançantes com som amplificado por um trio elétrico. Mas o Carnatal é mais que isso. É "A micareta do Brasil". São quatro dias seguidos de festa e, no Corredor da Folia, os melhores trios elétricos do Brasil, com os maiores artistas da música baiana arrastando multidões de pessoas extasiadas de tanta euforia. 

O Carnatal acontece na abertura da temporada de férias escolares, de diversão e agitação. Se micareta já é sinônimo de alegria, imagine a maior delas, em uma cidade paradisíaca, com o sol como anfitrião. Não é à toa que Natal recebe milhares de turistas, que viajam de todo o país - e há até os que atravessam o Atlântico - para curtir o melhor e maior carnaval fora de época do Brasil. Nesses 20 anos de festa, o Carnatal tem muitas, milhões, de boas histórias para contar. A cada ano, pelo menos um milhão de pessoas passam pelo corredor da folia nos quatro dias da festa. Tanta energia junta só pode resultar em muita disposição para fazer o evento crescer a cada edição e ser, sem dúvida, unanimidade nos quatro cantos do país.
 
O evento
 
         Para uma cidade com pouco mais de 800 mil habitantes, receber em uma festa 250 mil pessoas a cada dia requer uma grande transformação. Essa mudança radical  começa a aparecer meses antes do evento. Reuniões exaustivas, preparo, dedicação, organização e boas parcerias são peças primordiais para que tudo aconteça como deve ser.
         A união entre a iniciativa privada e o poder público foi, desde o início, fundamental na elaboração desse grande projeto. Ao longo de tantos anos, a parceria é o maior motivo do sucesso do Carnatal, que beneficia e proporciona crescimento à cidade do Natal.
A Destaque Promoções organiza a festa em parceria com os mais diversas órgãos públicos, como as secretarias municipais de saúde e trânsito, setor de limpeza urbana, as polícias militar, civil, federal e o poder judiciário, entre tantos outros setores da administração municipal e estadual. Ao longo dessas duas décadas de festa, o Carnatal foi aprimorado e a sistematização das ações, hoje, simplifica o processo de montagem da festa e garante o suporte necessário para uma grande festa de forma organizada.
 
O cenário
 
Para suportar uma festa tão grande, é montada uma complexa e grandiosa estrutura. Os trabalhos para a armação de todo o cenário envolve muitos projetos e  começam cedo, pelo menos dois meses antes do início do Carnatal. O Corredor da Folia é montado no largo do Estádio Machadão, no meio da cidade, local estratégico e de fácil acesso.
O corredor tem 800 metros de extensão e comporta quatro setores de arquibancadas e 230 camarotes, cada um com capacidade para 20 pessoas, além dos camarotes especiais. Tudo isso segue os padrões de segurança exigidos pela legislação, inclusive com acesso, seja por elevador ou rampa, para portadores de necessidades especiais de locomoção. Para montar toda essa estrutura são necessárias 850 toneladas de ferro, 15.550 chapas de compensado 400 toneladas de madeira, 14 mil metros de lona. Todo esse material necessita de 106 carretas para ser transportado.
O Carnatal gera em torno de 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. Os empregos diretos são principalmente relacionados a Destaque Promoções, que contrata pessoal para a montagem da estrutura, além de seguranças, cordeiros (rapazes e moças para segurar as cordas dos blocos) e pessoal de apoio para trabalhar nos camarotes e arquibancadas. Já os empregos indiretos estão no setor de serviços e vendedores ambulantes.
 
Resumo dos blocos
 
Me Leva!
O bloco que sai apenas na quinta de Carnatal, passa sempre pelo corredor deixando todos com o desejo de mais. Larissa Luz, vocalista da Banda Araketu que puxa a animação, interpreta canções de todos os estilos, mostrando sua versatilidade e fazendo o bloco Me Leva sair do chão. O Me Leva comemora oito anos de folia no Carnatal 2010. Além de oferecer alegria e diversão na avenida, o bloco mantém o diferencial de ser o único do país que distribui gratuitamente bebida durante todo o percurso. 
 
Bloco: Me Leva
Atração: Ara Ketu
Dia: 2 de dezembro (quinta-feira)
 
Cidadão Nota 10
Pelo sétimo ano consecutivo, o Cidadão Nota 10 vai entrar na avenida para participar do Carnatal. Considerado um dos blocos mais animados do Corredor da Folia, ele continua com a receita da alegria para a micareta deste ano. O bloco é organizado pelo Governo do Estado, através da Campanha Cidadão Nota 10, uma iniciativa que faz parte do programa de educação fiscal da Secretaria Estadual de Tributação. O objetivo é conscientizar a população da importância socioeconômica dos tributos, estimulando a emissão voluntária de notas e cupons fiscais relativos ao ICMS.
 
Bloco: Cidadão Nota 10
Atrações: Lane Cardoso (quinta), Cavaleiros do Forró (sexta) e Margareth Menezes (sábado)
Dias: 2, 3 e 4 de dezembro (quinta, sexta e sábado)
 
Burro Elétrico

O bloco Burro Elétrico sai na quinta do Carnatal, levando dentro de suas quatro linhas jornalistas, publicitários, advogados, médicos, políticos e os formadores de opinião da cidade, sempre num clima de paz e de alegria, características deste bloco muito querido na cidade. Os kits sempre esgotam dias antes da festa e muita acaba ficando "na vontade", então é bom garantir logo o seu. O cantor Capilé, que está desde o primeiro Carnatal, comemora os 18 anos do bloco em clima de "formatura da folia".
 
Bloco: Burro Elétrico
Atração: Capilé
Dia: 3 de dezembro (quinta-feira)
 
Nana Banana
 
Presente no Carnatal desde 1993, o Nana Banana vai comemorar 18 anos no maior carnaval fora de época do Brasil. Como nos outros anos, o Nana vai sair nos três primeiros dias de evento (quinta-feira, sexta-feira e sábado), e terá como atração a banda Chiclete com Banana. O Nana Banana tem um público médio de 5 mil foliões/dia. Um diferencial do bloco é o fato de possuir um abadá exclusivo para cada dia, e oferecer ao folião a opção de escolher a compra do kit para os três dias ou a compra dos dias avulsos.
 
Bloco: Nana Banana
Atração: Chiclete com Banana
Dias: 2, 3 e 4 de dezembro (quinta, sexta e sábado)
 
AMAR É
 
Para quem quer curtir o Carnatal ao lado de gente jovem, bonita e animada, uma das melhores opções é o bloco Amar É, o bloco do Jammil. O bloco tem uma estrutura privilegiada para atender aos seus foliões com a mais completa segurança e conforto, proporcionando um Carnatal repleto de boas lembranças e momentos inesquecíveis
 
Bloco: Amar É!
Atração: Jammil e Uma Noites
Dias: 2 e 4 de dezembro (quinta e sábado)
 
CAJU
 
O Caju faz parte da história do Carnatal. O bloco surgiu em 1991, no primeiro ano do Carnatal, e de lá para cá vem fazendo história. E para comemorar 20 anos de festa, o Caju vem com tudo em 2010! São três dias na avenida com um público de, aproximadamente, 4.500 pessoas/dia. O bloco também é um dos grandes atrativos para os turistas que curtem o Carnatal. Este ano, o bloco completa 20 anos. E para comemorar na avenida terá novidades: a banda Garota Safada será responsável por animar o domingo dos foliões. 
 
Bloco: Caju
Atração: Eva (sexta), Claudia Leitte (sábado) Garota Safada (domingo)
Dias: 3, 4 e 5 de dezembro (sexta, sábado e domingo)
 
Cerveja & Coco
 
O Cerveja & Coco estreou no Carnatal em 2005, reunindo em um único bloco dois dos maiores ícones da música baiana: Durval Lélis e Ivete Sangalo.  Irreverência, energia e muita gente bonita fazem do Cerveja & Coco o bloco de maior sucesso e um dos mais disputado do Carnatal, tendo seus abadás esgotados há meses antes do evento. O público do bloco é de aproximadamente 5.000 foliões/dia, composto em sua maioria por pessoas com idade entre 18 e 30 anos. 
 
Bloco: Cerveja & Coco
Atrações: Ivete Sangalo (sábado) e Asa de Águia (sexta e domingo)
Dias: 3, 4 e 5 de dezembro (sexta, sábado e domingo)
 
 
Bicho
O Bicho é um dos blocos mais tradicionais do evento, e desde 1993 tem Ricardo Chaves como puxador oficial. No ano passado, o Bicho trouxe, além de Ricardo Chaves, toda a energia do cantor baiano Tomate.  Responsável pela consagração do Bicho no Carnatal e pelo encerramento da Micareta do Brasil, Ricardo Chaves continua animando o sábado e o domingo do bloco. Imperdível!
O público do Bicho é de aproximadamente 4.500 foliões/dia, em sua maioria pessoas com idades entre 13 e 25 anos.
 
Bloco: Bicho
Atrações: Tomate (sexta) e Ricardo Chaves (sábado e domingo)
Dias: 3, 4 e 5 de dezembro (sexta, sábado e domingo)
 
Swingaê!
 
Estreante no Carnatal em 2009, o Swingaê! levou para a maior micareta do Brasil a potência das batidas percussivas e a energia dos ritmos dançantes da Bahia.
As bandas Psirico, Parangolé e Chicabana são as atrações escolhidas para embalar os três dias do bloco, respectivamente de sexta a domingo. Em 2010 o Swingaê! volta com força total para afirmar seu potencial na grande festa de 20 anos da maior micareta do Brasil
 
Bloco: Swingaê
Atrações: Psirico (sexta), Parangolé (sábado) e Chicabana (domingo)
Dias: 3, 4 e 5 de dezembro (sexta, sábado e domingo)
 
Horários dos blocos

Quinta-feira
18h30 Cidadão Nota 10 - Lane Cardoso
19h Nana Banana - Chiclete com Banana
19h30 Me Leva Ara Ketu
20h Amar É Jammil
20h30 Burro Elétrico Capilé

Sexta-feira
18h30 Nana Banana Chiclete com Banana
19h Cerveja e Coco Asa de Águia
19h30 Caju Eva
20h Cidadão Nota 10 Cavaleiros
20h30 Bicho Tomate
21h30 Swingaê Psirico

Sábado
17h30 Nana Banana Chiclete com Banana
18h  Cerveja e Coco Ivete
18h30 Caju Cláudia Leite
19h Bicho Ricardo Chaves
19h30 Cidadão Nota 10 Margareth Menezes
21h Amar É Jammil
21h30 Swingaê Parangolé

Domingo 
17h30 Cerveja e Coco Asa de Águia
18h Caju Garota Safada
18h30 Swingaê Chicabana
19h Bicho Ricardo Chaves
 
 
A festa dentro da festa
 
         Atração à parte do Carnatal, os camarotes temáticos são oásis de diversão e euforia e fazem literalmente a "festa dentro da festa". Os espaços são projetados para oferecer muito conforto e diversão o tempo inteiro, mesmo quando o trio não está no corredor. Aliás, um dos pontos altos desses camarotes são justamente as atrações diferenciadas, com a presença de artistas, bandas e, claro, os DJ's, que agitam a galera no intervalo da passagem entre os trios. 
         Além de música, acesso à internet, salões de beleza, comida e bebida free, áreas de relaxamento, praça de alimentação e pistas de dança são mais alguns dos motivos que atraem tantos foliões a essas áreas especiais. Os maiores camarotes podem ter capacidade para mais de 2.500 foliões. Organização, animação e requinte são marcas dos camarotes temáticos, que oferecem ainda ao folião as visões mais privilegiadas do melhor de tudo que acontece no corredor da folia.
 
Central do Carnatal
 
A Central do Carnatal é um espaço dedicado aos foliões do maior carnaval fora de época do Brasil. A loja foi criada exclusivamente para comercializar abadás dos blocos do Carnatal, temporadas para camarotes e arquibancadas, além de ingressos para eventos promovidos pela Destaque Promoções.
 
O ambiente traduz a energia do evento, com cores alegres, painéis com fotos dos artistas baianos que participarão da micareta e objetos que remetem aos patrocinadores oficiais do evento. A Central do Carnatal dispõe de um espaço de 214 m², tudo para dar mais comodidade aos clientes. A loja fica no Natal Shopping, próximo à loja C&A.
 
SERVIÇO:
Central do Carnatal
Local: Natal Shopping (loja 301)
Horário de funcionamento: das 10h às 22h (segunda a sábado) / das 15h às 21h (domingo)
Telefone: (84) 3642-3353
 
 
A maior festa popular em números
 
Nº / QTD
1.000.000
UF
UN
UN
 
UN
ESPECIFICAÇÃO
PÚBLICO POR DIA
07
AMBULÂNCIAS NO CIRCUITO INTERNO (sendo 1 UTI móvel)
284
BANHEIROS QUÍMICOS (sendo 15 para cadeirantes)
270
6.500
CAMAROTES PARTICULARES
CAMAROTES (pessoas)
7.000
ARQUIBANCADAS (pessoas)
10.000*
EMPREGOS DIRETOS (Destaque e Blocos)
30.000*
EMPREGOS INDIRETOS
3.800m
EXTENSÃO DO DESFILE (800m de Corredor)
1.000.000
LATAS DE CERVEJA CONSUMIDAS
500.000
LATAS DE REFRIGERANTE CONSUMIDAS
260.000
LIXO RECOLHIDO
45.000
TURISTAS
 
* Fonte: SINE/RN
 
 
A estrutura do Corredor da Folia
 
São ao todo:
·         850 toneladas de ferro;
·         15.550 chapas de compensado;
·         400 toneladas de madeira;
·         14 mil metros quadrados de lona.
 
Todo esse material necessita de 106 carretas para ser transportado.
 
Carnatal Solidário ajuda, educa e sensibiliza
O Carnatal Solidário é o braço social da Destaque Promoções. O projeto tem diversas ações, com cinco ações sistemáticas com campanhas que beneficiam a sociedade através de órgãos governamentais, não-governamentais, entidades filantrópicas, particulares ou religiosas. Anualmente entrega mais de 2 mil cestas básicas, cerca de 5 mil peças de roupa, doa recursos para equipar o Hospital Varela Santiago e o GACC e ainda estimula diversas campanhas educativas durante o Carnatal.
A primeira iniciativa aconteceu há 16 anos com a campanha Doe Sangue, que tem como objetivo repor o estoque de sangue do Hemonorte. Essa atividade ocorre sempre em novembro. Este ano tem como garota propaganda a cantora Ivete Sangalo e tem o patrocínio da UnP. Anualmente são mais de 2 mil doações que em sua maioria são feitas por jovens estimulados pela campanha.
Seguindo o calendário do Carnatal Solidário, em seguida é a vez do Hospital Infantil Varela Santiago. Todas as cortesias dadas no Carnatal, e durante os shows promovidos pela Destaque Promoções ao longo do ano, têm um valor simbólico de contribuição. Todo o valor arrecadado é destinado à unidade de saúde. Em 2009, com a arrecadação de 2008, foi inaugurada a Central de Esterilização. "Contemplando uma área total de 129 metros quadrados, a Central de Esterilização é referência em todo o Estado do RN", disse Paulo Xavier Trindade, diretor superintendente do Varela Santiago.
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC também conta com o apoio de algumas estrelas baianas e da Destaque Promoções. As bandas Chiclete com Banana, Jammil, Cavaleiros do Forró e Asa de Águia, além das cantoras Ivete Sangalo e Cláudia Leitte, além do cantor Ricardo Chaves, fazem doações em dinheiro que são revertidas em benefícios para as crianças assistidas pela instituição.
 
Em dezembro acontece a festa natalina do Armazém da Caridade e a campanha de doação de donativos para comunidades carentes. Para essa iniciativa o Carnatal Solidário doa 2.000 cestas básicas, além de participar do jantar na noite de Natal. Os alimentos, este ano, vão atender as mais 20 instituições filantrópicas, religiosas e particulares que são cadastradas no Armazém da Caridade.
 
E a Destaque Promoções ainda doa vestuário para a Arquidiocese de Natal durante a campanha do agasalho numa pareceria com as lojas Botton e a Pastoral da Criança sendo responsável pela doação de pelo menos 5 mil peças de roupa.
 
Durante o Carnatal há o estimulo de diversas campanhas educativas. Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) através do setor de combate a DST/Aids são feitas abordagens e distribuições de preservativos durante os quatro dias do Carnatal. A iniciativa alerta para as necessidades do sexo seguro como forma de se evitar DST/Aids. Através do grupo Resposta também de combate o sexo turismo e a exploração sexual infanto-juvenil.
 
Juntamente como o Ministério Público do Trabalho é feito um trabalho de alerta, conscientização e fiscalização em todas as áreas do Carnatal para se combater o trabalho infantil. A iniciativa é modelo no país. Junta-se a essa iniciativa a Associação de Catadores de Lixo do RN.
 
Em 2009, durante o Carnatal, foi feita a maior campanha de esclarecimento do Brasil para informar as medidas preventivas da H1N1.
 
Para o diretor da Destaque Promoções, Ricardo Bezerra, o Carnatal Solidário é a porta de entrada das ações sociais da empresa. "E essa porta sempre está aberta para novas iniciativas", disse o diretor.
 
Mais recentemente a direção do Grupo de Apoio da Criança com Câncer (GACC) vem mobilizando a sociedade potiguar para a doação de medula óssea. E mais uma vez o Carnatal entra como apoiador da causa. Na edição de 2010, todos os abadás receberam o selo da campanha. Com essa iniciativa se busca sensibilizar o público do evento e desmistificar as doações de medula óssea.
 
Sinta-se em casa aqui você está seguro
 
Em um evento do porte e dimensão do Carnatal, outro item de grande preocupação dos que fazem o evento é a segurança, e graças a parceria da Destaque Promoções com a Secretaria de Segurança do Estado, Polícia Federal, Poder Judiciário e Ministério Público os foliões podem se divertir com tranquilidade. Essa ação se inicia dois meses antes do evento com o combate ao tráfico de drogas, blitz e campanhas educativas para todos os setores envolvido na festa, do pai do folião ao taxista que irá atuar no evento levando turistas para hotéis e foliões para suas residências, pois há o estímulo para que o folião não sai da festa dirigindo após a ingestão de bebida.
Segundo o major Zacarias Mendonça são utilizamos cerca de mil homens em cada um dos quatro dias de evento, sendo eles empregados de forma crescente, a partir das 15 horas, de acordo com os horários de maior incidência de ocorrências. "Nas horas de pico, - às 21 horas - estamos com o efetivo completo. Também utilizamos o monitoramento por câmaras, onde são empregadas em média de 60, colocadas em pontos chaves do evento, possibilitando obtermos imagens de todo o trecho do circuito", explica o major Mendonça.
Ainda segundo o major Mendonça, "Atuamos com duas bases de policia: uma no Colégio Estadual Régulo Tinoco e outra no Ginásio Machadinho para atendimento a população, e triagem daqueles que cometerem ilícitos. Também são utilizadas cerca de 40 motociclistas, e vinte conjuntos de cavalaria que atuam em toda a periferia do Carnatal, coibindo roubos e furtos a veículos, pessoas e residências das proximidades. São empregadas patrulhas em todas as paradas de ônibus localizadas próximo ao evento", finaliza Mendonça.
E para assegurar a assistência aos policiais que estão em serviço, além do atendimento de saúde disponibilizado, outras duas ambulâncias da Polícia Militar ficam de prontidão para o atendimento ao policial que venha a ter problemas de saúde, inclusive com equipe médica no local.
 
 
A melhor rede de hotéis a menos de 5 km da folia
           
Natal possui uma rede hoteleira de qualidade, que se destaca por abrigar hotéis e pousadas para todos os estilos de hóspede. Bem próximo ao Corredor da Folia é possível se hospedar em alguns dos melhores hotéis do país. Na Via Costeira, via litorânea com 12 km de extensão, é onde se concentra a maior estrutura de rede hoteleira. Um dos lados da via é tomado pelos hotéis e restaurantes, enquanto  o outro lado é totalmente tomado pelo Parque das Dunas, uma ampla área verde preservada.
            Todos os hotéis ao longo da Via Costeira são de alto padrão, quatro ou cinco estrelas. Embora sejam áreas públicas, as zonas de praia em frente a esses hotéis são frequentadas quase que exclusivamente por hóspedes, fazendo com que sejam as praias urbanas mais tranquilas de Natal. A água é absolutamente límpida e as ondas são moderadas.
            Agências e operadoras especializadas em excursões de várias cidades são credenciadas pelo Carnatal. Algumas delas são: Efolia (CE), Flatur (PE), Zoar Turismo (RJ) e Shalom Tour (BA). Ainda tem a Athenas (RN), para onde são direcionadas as consultas de outras operadoras ou grupos. A Destaque Promoções também tem parceria para facilitar as operações com a Tam Viagens, CVC e Azul viagens.
 
Veja algumas dicas de onde se hospedar durante a temporada de Carnatal:
 
Hotel Vila do Mar – Fica exatamente "no melhor ponto da Via Costeira", entre o Parque das Dunas e o oceano. Com 500 metros de areias brancas, águas mornas, praia sem pedras, coqueiros, jardim com gramado e quatro piscinas, tudo a beira mar.
Av. Senador Dinarte Medeiros Mariz, 4233- Via Costeira
Tel: 84 4009-4900
 
Rifóles Praia Hotel & Resort Com uma localização privilegiada, o Rifóles Praia Hotel & Resort encontra-se à beira-mar da praia de Ponta Negra, excelente para banho, próximo aos melhores restaurantes, bares, shopping-centers, cinemas, feiras de artesanatos e do centro de convenções de Natal.
Rua Coronel Inácio Vale, 8847, Praia de Ponta Negra
Tel: 84 3646-5000 | Fax: 3646-5005 | Tool Free: 0800-7045420
 
Serhs Natal Grand Hotel – Um dos cinco estrelas da Via Costeira. Localizado entre as praias de Ponta Negra e Areia Preta, o Serhs é o mais novo resort de Natal. Ele oferece um altíssimo padrão de conforto e uma completa estrutura de lazer.
Av. Senador Dinarte Medeiros Mariz, 6045 - Via Costeira
Tel: 08007022441
 
D'Beach Resort -  No bairro de Ponta Negra, o resort encanta com os seus 176 apartamentos distribuídos em seis platôs, com 44 chalés estilo Europeu e três suítes. Todos dispõem de varanda, cofre eletrônico, TV a cabo, frigobar, ar condicionado split com controle remoto, telefone, secador de cabelos e predisposição para conexão internet e wi-fi.
Rua da Praia, 150 A – Ponta Negra
Tel: 84 3204-1313 / 3204-1300
 
Hostel Lua Cheia O Hostel Lua Cheia é uma edificação em estilo gótico/romântico construído especificamente para ser um albergue da juventude. Como albergue de categoria superior, está entre os mais bem equipados e confortáveis da América Latina. Fica a 200m da praia e a 70m do ponto de ônibus que dá acesso a qualquer ponto da cidade.
Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, nº 500,  Praia de Ponta Negra
Tel: 84 3236-3696
 
Divirta-se! Machucou? Tem ajuda em todo lugar
         A Saúde e o bem-estar de todos os foliões é um das principais preocupações dos que promovem o Carnatal. Ao longo de todos esses anos o atendimento ao folião foi se especializado e atendendo as demandas específicas da festa. Durante os quatros dias de festa são montadas áreas de atuação preventiva para atendimentos de menor gravidade e primeiros socorros que são os atendimentos típicos deste tipo de festa. Mas em caso de necessidade há diversos setores com ambulâncias estrategicamente posicionadas para o transporte de feridos para hospitais.
Fica a cargo de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas de plantão nas áreas do Corredor da Folia a triagem e classificação de risco das ocorrências que na maioria das vezes é de natureza leve.
Segundo a coordenadora de Enfermagem do SAMU, Wilma Maria Fernandes Dantas, o atendimento na área do evento oferece uma pronta resposta às demandas. "Essa modalidade de atendimento prestado por profissionais no próprio local, evita sobrecarregar a rede de saúde, seja pública ou privada, uma vez que  99% dos casos atendidos são resolvidos nas duas bases montadas dentro do circuito do Carnatal", disse Wilma Dantas explicando mais um dos fatores de sucesso do Carnatal que é a assistência aos foliões tendo por base ações estratégicas da coordenação do evento com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde do Natal e da Secretaria Estadual de Saúde.
Cada base de apoio montada pela Destaque, conta com dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e quatro socorristas. "As bases de atendimento estão aptas para realizar diversos procedimentos: traumas leves, coma alcoólico, crises hipertensivas, desmaio, agressões físicas, ferimentos penetrantes provocados por facadas ou garrafadas", finaliza Wilma Fernandes Dantas, salientando que as bases estão prontas para essas ocorrências mas que histórico do evento é ocorrência de caráter leve.
Dicas Importantes:

- Roupas: Use roupas leves. A folia é grande, e a festa é em pleno verão. Use também tênis ou sapatos confortáveis.
- Bebidas: Não exagere na bebida. Beba com moderação para não transformar a festa em aborrecimento. E lembre-se: menores de 18 anos não podem consumir bebidas alcoólicas. Se beber, não dirija.
- Alimentação: Consuma alimentos leves, sem muita gordura. Assim, você evita desconfortos e aproveita todos os momentos da festa.
- Volumes: Leve com você o mínimo possível. De preferência, leve apenas o documento de identidade, preservativos e o dinheiro necessário. É mais prático e seguro.
- Hidratação: Evite desidratação ingerindo muito líquido, isotônicos e bastante água. São sempre ótimas pedidas.
- Sexo seguro: Sexo sem camisinha pode trazer problemas e preocupação. Leve sempre um ou mais preservativos com você. Prevenir é muito importante e você nunca vai ser pego de surpresa.
A gastronomia potiguar no circuito do carnatal 
            Outra atração da cidade do Natal é a sua gastronomia, composta pelos mais variados pratos. Desde os tradicionais pratos a base de frutos do mar, carnes e massas, tudo isso distribuído em diversos restaurantes, bares e botecos, opções e poder aquisitivo para todos os gostos.
            E a grande vantagem é fato de que essa gama de opções está todas bem próximas do circuito do carnatal. Sem atrapalhar o banho de mar ou de piscina, o folião poderá conhecer, no pouco tempo de permanência, muitas das iguarias da culinária potiguar.  
Los Arroces de Segis
Restaurante espanhol, localizado na Ponta do Morcego, de frente para o oceano atlântico, precisamente na Praia dos Artistas. Uma casa de espanhóis e que tem como pratos principais a Paella ou o Arroz Arbóreo, servidos com um bom vinho. O cliente poderá levar o seu vinho preferido, mediante o pagamento de uma taxa. O Ambiente todo em madeira de Pinho e a decoração é um show é um capítulo á parte.
 
Endereços: Rua Dr José Augusto B Medeiros – Praia dos Artistas – (84) 3202-3098
Guinza
Restaurante com vários ambientes: Internacional, Sushi Bar, Adega, Tabacaria, Cafeteria e o Guinza Blue, além de serviço de manobrista. Na terça Buffet com sushi e sashimis, além de pratos da culinária internacional. Na sexta, tem o happy Friday, happy hour com rodízio de sushi e sashimis.
Endereço: Rua Ana Porto, 4 - Ponta Negra (início da Via Costeira)
Telefone: 84-3219-2002
Restaurante Abade
O Abade foi fundado em 1997, com o melhor da cozinha portuguesa e internacional, em ambiente agradável e aconchegante. A proprietária e também chef do restaurante, procura sempre em sua terra natal novas receitas e ingredientes para o restaurante. Como entrada é recomendado o Carpaccio de Carne, que vem temperado com azeite de oliva e limão e ainda contém cogumelos, alcaparras, rúcula e lascas de parmesão. Um dos destaques do cardápio é o Penne ai Frutti di Mare, com camarão ao molho fungui, manjericão, tomates frescos, brócolis e rúcula.
Endereço: Av. Afonso Pena, 383 – Tirol – (84) 3202-1062 e Av. Bernardo Vieira, 3773 – Lagoa Nova – Midway Mall – (84) 3219-4469
Camarões
Em Natal/RN, você pode encontrar, além de belas praias, gente bonita, muito sol, e os restaurantes do grupo Camarões. São quatro unidades espalhadas pela capital potiguar, pertinho a você ter sempre uma boa opção para degustar o melhor da gastronomia contemporânea.
Inaugurado em 1989, na belíssima Praia de Ponta Negra, o Camarões Restaurante é o primeiro da nobre linhagem da marca potiguar especializada em conquistar os paladares de quem por aqui passa. Depois vieram o Camarões Express, no Natal Shopping. O segundo Camarões Potiguar, também em Ponta Negra, construído especialmente para receber a crescente clientela da primeira Casa, oferecendo o mesmo padrão de qualidade já conhecido em uma bela e ampla estrutura. E o Camarões Potiguar no Shopping Midway Mall.
 
Endereços: Restaurante - Av Engº. Roberto Freire, 2610 – Ponta Negra (84) 3209-2424, Camarões Express – Natal Shopping - (84) 3235-8280, Potiguar - Rua Pedro Fonseca Filho, 8887 Ponta Negra (84) 3209-2425, Potiguar Midway Mall (84) 2010-2424
Sal e Brasa
Em Natal você poderá se deliciar em uma das mais tradicionais churrascarias do país, a Sal e Brasa que para muitos dispensa apresentações. Aqui o cliente poderá degustar grande variedade de frutos do mar: Camarão à Paulista, Lula, Polvo, Salmão Defumado, e Marinado, Bacalhau Gratinado. Além de Paella e muitos outros.
Endereço: Av. Engº. Roberto Freire, 1426 - Capim Macio -  (84) 3217-5919
Mariposa Crepes e Saladas
O Mariposa Crepes e Saladas, chegou em Natal com a promessa de ser referência gastronômica e também um point cobiçado pelo público jovem. O grande diferencial do restaurante é o cardápio com uma infinidade de crepes para todos os gostos, desde os contemporâneos aos clássicos. São 49 opções, dentre eles o Filadélfia, o mais pedido, prato leva camarão com cream cheese. E o Sem Graça que leva apenas presunto e queijo.

A proposta é o oferecer além de crepes, outras opções no cardápio, saladas, wraps, sanduíches leves, açaí na tigela, sorvetes e diversos outros pratos. Sem esquecer o chope bem gelado e do clube do whisky.
Endereço: Rua Assu, 707 (esquina com Hermes da Fonseca) - Petrópolis (84) 3611-9227
Real Botequim
O chef Romildo Sousa do Real Botequim Natal, tornou-se expert na combinação de molhos variados com carnes, aves e peixes. E aplica sua habilidade nas unidades da rede, em Natal e Mossoró. Nelas o cliente pode degustar entradas como o filé de tilápia, filé-mignon, coxinha de caranguejo e bolinho de bacalhau. Aos sábados, a feijoada ganha a companhia de chorinho ao vivo.
Após as 17 horas, a casa funciona como boteco, com happy hour de segunda a sexta, frequentado pela moçada que estuda nas três faculdades vizinhas, que vão se deliciar com um chope bem gelado. O Real Botequim oferece almoço à la carte e também com duas sugestões de pratos executivos por dia, além de churrascaria, massas e grelhados. E ainda diversas opções de petiscos.
Endereço: Av. Engº. Roberto Freire, 2920 – Shopping Cidade Jardim - (84) 3217-8999
Cervantes
Um bar para petiscar em Natal tem uma pré-história, digamos assim, conhecida na cidade. Ali saem assados deliciosos que irão satisfazer as dezenas de clientes, que as mesas colocadas sobre a calçada. Há quem prefira se acomodar na área interna, ainda que o cheiro inebriante da grelha tome conta do ambiente. Codorna, suculentas asinhas de frango apimentada, maminha, e picanha são as carnes acompanhadas de molho vinagrete, farofa, tomate recheado, batata, cebola assada e abacaxi com canela.
Às terças e quartas-feiras, por um preço fixo, os clientes podem experimentar de tudo um pouco, no rodízio. Fazem parte do serviço sete tipos de petiscos e cinco de carne. Para arrematar, o caldinho de feijão com pertences de feijoada, é a sugestão. Cerveja das marcas Original, Bohemia e Serramalte é levada a mesa com copos pequenos, de cerca de 100 mililitros. Dessa forma, a bebida fica geladinha o tempo todo.
Endereço: Rua Ângelo Varela, 1032 – Tirol – (84) 3212-2476
Pitanga Bar
O Pitanga Bar nasceu de uma conversa informal, de dois amigos que sonhavam em ser proprietários de um bar ou restaurante. O que era apenas uma ideia passou a se concretizar. Pitanga uma fruta com a nossa cara, de cores vibrantes e acima de tudo, tem em todo canto e não tem em canto nenhum, inusitado não. Ah, já íamos esquecendo daria ótimos pratos, tendo em vista seu sabor diferenciado.
Um local bem rústico, mas com uma culinária legal, cerveja gelada e uma música pra todos os gostos, o que se tornou a marca registrada do Pitanga Bar.
Endereço: Rua Ângelo Varela, 1033 – Tirol – (84) 3201-0166
Dom Vinicius
O Dom Vinicius com suas paredes pintadas de vermelho, iluminação indireta e fotos do poeta Vinicius de Moraes sintetizam o ambiente da casa. O local acolhe casais formados sobretudo por pessoas com mais de 30 anos. No palquinho, atrações locais, como a dupla Beethoven e Jubileu, embalam o público ao som de bossa nova. Aos sábados, a banda Vida Alheia toca samba. Para petiscar, o acarajé potiguar tem massa de macaxeira e vatapá feito com carne de caranguejo. A paleta de cordeiro vem acompanhada de vinagrete e farofa. E ainda a ostra in natura ou gratinada no molho de parmesão e o risoto de camarão com pimenta.
Endereço: Rua Ângelo Varela, 1041 – Tirol – (84) 3201-4310
Buongustaio
A primeira franquia da marca no Rio Grande do Norte foi inaugurada em outubro de 1998 em Petrópolis, desde então passou a ser um dos locais mais frequentados pelos apreciadores da boa massa e de um bom vinho. Hoje existem duas unidades Buongustaio em Natal. Uma na praça de alimentação do Midway Mall, que funciona diariamente, e a outra em Petrópolis, que somente não funciona aos domingos à noite.
O diferencial do Buongustaio está em apostar na singularidade da sua massa caseira, molhos finalizados no ponto certo e uma carta de vinhos de extremo bom gosto onde os clientes têm a opção de degustar excelentes safras de vinhos. Os dois espaços possuem adega climatizada com as melhores marcas nacionais e importadas da bebida.
Toda a matéria-prima dos pratos, bem como as sobremesas são produzidas nas próprias cozinhas dos restaurantes, incluindo o sorvete. Venha provar os prazeres dos nossos restaurantes.
Endereços: Av. Afonso Pena, 444 – Petrópolis – (84) 3202-1143, Av. Bernardo Vieira, 3775 – Shopping Midway Mall – (84) 3611-2519 e Av. Salgado Filho, 2964 – Natal Shopping - (84) 3217-2656
Picanha do Quebra Osso
Para saborear uma boa picanha a opção sem dúvida é a do Quebra Osso, localizada bem próximo ao corredor da folia. O cliente poderá petiscar também, pão de alho, espeto de queijo de coalho na brasa. Entre os pratos, o destaque é a picanha com feijão-verde, arroz, salada de repolho, macaxeira frita, vinagrete, farofa e banana à milanesa servida para três pessoas. Para beber, caipirinha ou uma cerveja bem gelada.
Endereço: Av. Lima e Silva, 1462 – Lagoa Nova – (84) 3231-5101
Restaurante e Pizzaria Mazzano
O Restaurante e Pizzaria Mazzano tem características singulares que o tornam uma das melhores opções para quem está na cidade, buscando um local para comer, beber e confraternizar. O cliente poderá dispor de diversas opções preparadas diariamente: saladas, antepastos, tomate seco artesanal, pães, pães recheados, focaccias, diversos tipos de queijos, presunto de parma, copa, salames, peperoni, carpaccios, camarão empanado. E ainda tirinhas de massa de pizza fininha e crocante, temperadas com azeite, sal grosso, parmesão e orégano, etc.
Endereço: Av. Engº. Roberto Freire, 9034 – Ponta Negra – (84) 3219-5151
Restaurante Pinga Fogo
O Restaurante Pinga Fogo já é tradição em Natal a mais de três décadas. A qualidade que o mais exigente cliente já conhece está presente em duas unidades, em Ponta Negra e Lagoa Nova, esta última, bem próximo ao circuito do carnatal.
Com uma culinária bastante diversificada, que inclui desde massas, frutos do mar, churrasco e uma das maiores ilhas de sushi da cidade. Na unidade de Ponta Negra, um ambiente totalmente destinado à comida japonesa, sendo um dos maiores de Natal. Pratos à base de frutos do mar estão sempre presente no cardápio. Deliciosas receitas com camarão, bacalhau, entre outras. Comidas típicas brasileira: feijoada, escondidinho entre outras também não poderiam faltar. O restaurante oferece um amplo cardápio de saladas e frios. Ampla diversidade de sobremesas, como tortas, pudim, brigadeiros e mouses.
Endereços: Av. Miguel Castro, 1329 - Lagoa Nova - (84) 3231-1977 e Av. Engenheiro Roberto Freire, 8956 - Ponta Negra – (84) 3236-3507
Trattoria Bella Napoli
O restaurante possui um ambiente típico de cantina italiana, a Bela Napoli tem dois espaços distintos. No mais formal, as mesas estão distribuídas no interior de uma casa quase centenária da avenida Hermes da Fonseca, no tradicional bairro do Tirol. No outro espaço, as mesas foram distribuídas entre o jardim e a varanda da casa. É o mais arejado.
No espaço do interior da casa, a meia luz cria um clima ideal para casais, com música de piano ao vivo, de quinta-feira a domingo. O restaurante tem horário especial de atendimento. De segunda a quinta, abre das 18 à 1  hora. De Sexta a domingo, das 18 horas às 6 horas da manhã.
Endereço: Av. Hermes Fonseca, 960 – Tirol - (84) 3222-9964
Piazzale Italia
A Piazzale Italia é comandada pelo restaurateur Witame Gomes e seus quatro filhos, entre eles o chef, Thiago Gomes, a casa funciona no alto de um terreno no começo da Rota do Sol. O espaço está dividido em cinco ambientes, entre os quais um terraço no primeiro andar. Um bar separa os dois espaços térreos. Das mesas do salão principal é possível observar o trabalho dos pizzaiolos.
Outra atração, a mesa montada sob uma parreira acomoda até seis pessoas bem ao lado da horta de onde são colhidos ingredientes como rúcula, tomate-cereja, manjericão e radicchio. Essas hortaliças irão compor pratos como o ravióli de cordeiro com molho de tomate e manjericão e o espaguete de camarão com tomate cereja flambados com conhaque. De granja própria vêm os ovos caipiras que vão nas massas caseiras, caso da lasanha gratinada com recheio de creme de espinafre, presunto e mussarela ao forno.
Endereço: Rua Dep. Antônio Florêncio Queiroz, 12 – Ponta Negra - (84) 3219-5023
Restaurante Neruda
Uma ampla sala de leitura com acervo sofisticado compõe o visual do restaurante Neruda, e condiz com a inspiração do célebre poeta chileno Pablo Neruda. A ambientação exibe livros e citações do poeta, ao mesmo tempo que apresenta uma proposta gastronômica igualmente harmônica e cheia de belas combinações. Para degustar em prosa e verso.
Uma das características do restaurante são os pratos únicos, para que casais, amigos e grupos que venham jantar, não tenham dúvida sobre o que escolher. Há de massas a cordeiro, sempre com um toque diferencial, sofisticado.

O local conta com boas opções em entradas e os petiscos foram pensados para os momentos de happy hour da casa - ideais para saborear na charmosa varanda coberta. Entre as sugestões estão o ceviche, carpaccio de polvo, tagliata de filé, terrine de mariscos, terrine de mariscos, e o "poema de camarões", além das saladas ao 'pollo' (queijo defumado) e 'carril'.

Entre as opções de peixes e frutos do mar, estão o camarões à Isla Negra e 'ao 'fundo do mar', robalo ao mare, à Via Costeira, o salmão 'desde Santiago', bacalhau, e lagosta.

De carnes, destacam-se o filé 'para o duque', o magret de pato, o cordeiro ao cardeal,  e carré de cordeiro. As massas – que são feitas na cozinha do próprio restaurante – também contam com opções diversas, como nos raviólis e o penne, entre outros.
Endereço: Av. Afonso Pena, 345 – (84)3202-1433
Tábua de Carne
O Tábua de Carne Restaurante inicio suas atividades em novembro de 1990, na cidade de João Pessoa, PB. Essa alternativa surgiu devido à tradição de Picuí-PB (cidade natal dos sócios) em comida regional, mais especificamente na famosa carne de sol.
No início das atividades os três casais trabalhavam na unidade de João Pessoa e com o apoio dos amigos, se tornou um grande sucesso. Em julho de 1992, os outros dois casais se uniram e abriram a primeira filial do Tábua de Carne em Natal (RN). Com o grande sucesso em Natal foi aberta uma filial na praia de Areia Preta.
Em 2005, o Tábua de Carne inovou mais uma vez e lançou seu sistema de rodízio na unidade de Ponta Negra, sem deixar de atender à La Carte. O rodízio era um pedido antigo dos nossos clientes e até hoje se mantém como a melhor opção de rodízio farto, variado e com gostinho da culinária típica nordestina.
O diferencial do restaurante está na cozinha regional que encanta turistas e nordestinos por ser farta e saborosa, por um preço acessível. A carne de sol e a picanha são favoritas, assim como o pirão de queijo é o acompanhamento mais elogiado e impossível de se encontrar igual. As sobremesas típicas como os doces caseiros de frutas regionais e o queijo de coalho assado na brasa, servido com o tradicional mel de engenho. Outros destaques, o filé mignon de sol, uma inovação exclusiva do Tábua de Carne, além do cordeiro, das costelas de porco e de cordeiro e do surubim e do meca, feitos na brasa.
Endereços: Av. Sen. Dinarte Mariz, 229 – Via Costeira - (84) 3202-5838 e Av. Eng. Roberto Freire, 3241 – Capim Macio - (84) 3642-1236
Peixada da Comadre
A Peixada da Comadre é o mais antigo restaurante de Natal, com cerca de 78 anos. Sua cozinha é uma é referência para quem gosta de uma boa comida a base de frutos do mar. A cozinha era comandada pelo casal David e Francisca que deram continuidade ao restaurante, sempre freqüentado por empresários e políticos da cidade. Hoje, são dois restaurantes nas praias de Ponta Negra e dos Artistas.
Um dos pratos mais pedidos na casa é a Peixada da Comadre, um peixe cozido com batata, ovo, tomate, cebola e cheiro verde, que é servido com arroz branco e pirão. O cliente enquanto aguarda o prato recebe de mimo um delicioso caldo de peixe acompanhado com torrada ou pão francês. A casa tem ainda peixe frito, fritada de camarão com ovos.
 
Endereços: Rua Dr José Augusto B Medeiros, 4 – Praia dos Artistas - (84) 3202-3411 e Av. Praia de Ponta Negra, 9048 - Ponta Negra - (84) 3219-3016
 
Leve lembranças de Natal
 
         O folião que vem a Natal sempre quer levar para casa uma boa lembrança da cidade do sol.  Uma boa opção é passar no Mercado Municipal de Artesanato, o ARTESANAT, onde são comercializados produtos produzidos pelos artesãos do de Natal.  No mercado é possível conferir peças exclusivas e diferenciadas feitas a mão, por um preço acessível e valorizando a técnica centenária e a cultura do artesão natalense.
         O ARTESANAT vende produtos de mais de quatro mil artesãos cadastrados, o que garante peças diversificadas para o turista. Lá á possível encontrar, por exemplo, renda de bilro, crochê, macramé, bonecas artesanais, pinturas em tecidos, trabalhos em MDF, cestaria em jornal, trabalhos em couro, bijuterias, marchetaria, sisal, fuxico, areia colorida, trabalhos em folha de bananeira, dentre muitas outras novidades.
         O Artesanat fica na Rua Leôncio Etelvino de Medeiros, s/n, (próximo à Árvore de Natal de Mirassol, localizada na BR 101). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 e no sábado das 8h às 12h.