A orla das praias da Zona Leste de Natal, como Praia do Meio e dos Artistas, está há cerca de dois meses completamente às escuras. O motivo: furtos de cabos da nova iluminação de LED, instalada recentemente como parte de um projeto de requalificação da região.
Segundo Shirley Cavalcanti, secretária municipal de Infraestrutura, o prejuízo estimado chega a R$ 500 mil. “A iluminação já estava pronta e funcionando. Infelizmente, os furtos deixaram a população no escuro”, explicou.
Os crimes ocorreram ao longo da avenida Café Filho, desde a Ladeira do Sol até o campo de futebol da Praia do Meio, além da avenida 25 de Dezembro.
A prefeitura busca uma forma de reinstalar o sistema de iluminação, mesmo com o orçamento apertado. A ideia é que a própria Secretaria de Serviços Urbanos possa realizar o trabalho, já que o contrato atual enfrenta dificuldades financeiras.
A obra da orla tem cerca de 70% de execução e é financiada majoritariamente por emendas parlamentares. No entanto, os repasses estão atrasados — o último foi em maio de 2024. Há R$ 4,7 milhões em serviços executados ainda pendentes de pagamento.
Apesar do reforço na segurança local, os furtos continuam acontecendo, geralmente durante a madrugada. “Eles sabem o momento exato em que não há ninguém na praia. É uma área extensa e difícil de vigiar por completo”, afirmou Shirley.
Mídias Sociais