Plano de Preparação da União Europeia Imagem relacionada ao tema

A União Europeia está desenvolvendo um plano para fortalecer a preparação de civis e militares diante de possíveis conflitos, desastres climáticos, ataques cibernéticos e emergências de saúde. Para isso, a Comissária de Gerenciamento de Crises, Hadja Lahbib, propõe que todas as famílias na UE possuam um kit de sobrevivência capaz de sustentar seus membros por pelo menos 72 horas.

Inspirada em medidas adotadas por países nórdicos como Finlândia, Noruega e Suécia, a proposta se fundamenta em recomendações feitas pelo ex-presidente finlandês Sauli Niinistö à Comissão Europeia. O objetivo não é substituir as estratégias nacionais, mas sim aprimorar a coordenação e fornecer apoio adicional aos Estados membros.

O kit sugerido deve conter água engarrafada e alimentos para três dias, além de medicamentos, uma lanterna e baterias. Também é aconselhável que os cidadãos armazenem roupas quentes, cobertores, aquecedores, fogões portáteis e combustível. Documentos essenciais dos membros da família devem ser protegidos em bolsas à prova d'água para evitar perdas em situações críticas.