Na quinta-feira (10), a Via revelou um novo plano estratégico que contempla o encerramento de até 100 lojas físicas ainda este ano, juntamente com a dispensa de 6 mil colaboradores. As informações foram divulgadas no relatório de desempenho da empresa. Atualmente, a companhia opera 1.127 lojas distribuídas em 550 cidades.

No segundo trimestre de 2023, a Via registrou um prejuízo de R$ 492 milhões, marcando um contraste com o lucro de R$ 6 milhões obtido no mesmo período de 2022, que até então era o último trimestre rentável para a empresa.

Responsável pelas marcas Casas Bahia e Ponto (antigo Ponto Frio), a Via pretende reformular sua abordagem na captação de recursos para financiar opções de crédito ao consumidor.

A empresa comunicou sua intenção de reduzir os estoques em até R$ 1 bilhão. Além das medidas de fechamento de lojas e cortes de pessoal, o plano de aprimoramento também abrange uma revisão no método de aquisição por carnê, considerando que metade das compras parceladas, segundo a companhia, está associada a essa modalidade de pagamento.