Mais de cem propriedades foram descobertas com conexões ilegais de água nos loteamentos Nova Mossoró e Cidade Verde (bairro Itapetinga) na cidade de Mossoró. De acordo com a Caern, estima-se que as perdas sejam de pelo menos R$35 mil.

No entanto, esse valor pode ser ainda maior, uma vez que alguns imóveis não estavam registrados na Caern e já utilizavam água de maneira clandestina desde a construção.

Para ilustrar, em uma das ruas fiscalizadas, das 64 propriedades, 27 foram flagradas utilizando indevidamente a água fornecida pela Caern. Em outra área, dos 97 imóveis, 42 estavam furtando água do sistema de abastecimento.

A fiscalização foi conduzida pela Caern na região entre fevereiro e maio deste ano, após uma série de denúncias relacionadas ao famoso "gato de água". Ao todo, foram encontradas 114 ligações clandestinas na rede de água, sendo 70 imóveis no Nova Mossoró e 44 no Cidade Verde.

Além de cortar imediatamente as conexões clandestinas e aplicar multas aos usuários, também foram aplicadas multas aos clientes que não regularizaram a situação, totalizando mais de R$8 mil, todos provenientes do loteamento Nova Mossoró.

Os proprietários das propriedades autuadas no loteamento Cidade Verde devem entrar em contato com a Companhia para regularizar a situação e criar um cadastro com um número de matrícula.

Após os primeiros cortes, mais de 35% dos usuários que tiveram o serviço interrompido procuraram a companhia para regularizar a situação junto à Caern, realizando o registro da propriedade e gerando uma matrícula.