Eu vejo as análises das nominatas, chega acho engraçado. O fato, não tem ninguém eleito. Talvez a patricinha bolivariana Natália Bonavides para deputado federal e Ezequiel Ferreira, Tomba Farias e Nelter Queiroz para deputado estadual estão em melhor situação. Os outros candidatos terão que ralar muito.

Vejam por exemplo deputado federal. O Solidariedade, depois da desistência da vereadora Ana Paula, o partido ficou mais fragilizado na nominata. Não acredito nunca que Kelps Lima ou Lawrence Amorim tenham acima de 60 mil votos. Muitos analistas juram que Kelps vem com mais de 80 mil votos, mesmo assim, fica longe da conta chegar em 190 mil votos. Kelps é inteligente, conseguiu fazer esse discurso da eleição de um candidato do Solidariedade eleito, entre o sonho e a realidade é um longo caminho. 

Conta engraçada também é do Partido Republicanos, estão contanto com a votação de Márcia Maia, só aí qualquer projeção é fadada ao insucesso. Jaime Calado perdeu toda a estrutura que mantinha há anos em São Gonçalo do Amarante então não vem forte e o outro candidato Victo Hugo espera pelos votos que o pai (Abraão Lincoln) nunca teve. Outro partido fora do baralho. 

PSB morreu sem Rafael Motta para federal, não merece mais que duas linhas de comentário. O MDB espera por um milagre improvável de Garibaldi Filho. 

O PP deve fazer um, Beto Rosado conseguiu formar uma nominata teoricamente forte com Major Brilhante, Jerônimo Sertão e Karla Veruska e Zé Lins. O PL que tem quatro candidatos fortes, Girão, Robinson, João Maia e Roberta Lacerda pode ir para dois eleitos. 

Por fim chagamos nos dois mais fortes, que fizeram bem o dever de casa, o PT e o União Brasil. O União vem com pelo menos 8 candidatos que serão bem votados, isso pode fazer o partido passar do número mágico 300 mil votos. O PT também pode chegar nesse número, não acho difícil. 

Se você conseguiu chegar até aqui no texto, lembre-se isso é uma opinião. Por isso falo, não tem ninguém eleito, não entrou nenhum voto nas urnas. O Solidariedade, Republicanos, PSB e MDB não existem por enquanto eleitoralmente para deputado federal, não formaram nominata, estão sonhando. 

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros