Binários da Mor Gouveia e Jerônimo Câmara contam com estrutura nova e moderna

Os binários das Avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara na Zona Oeste de Natal contam com calçadas com acessibilidade, canteiros reformados, uma iluminação mais moderna e um concreto especial para veículos pesados. Eles foram liberados nesta segunda-feira (23) pelo prefeito Carlos Eduardo em solenidade realizada no local.

A obra, que é uma parceria do Governo Federal e da Prefeitura do Natal, e teve o orçamento total de R$ 119 milhões de reais, com 10% em contrapartida da Prefeitura, provocará mudanças no trânsito da região. A Avenida Mor Gouveia passa a ser mão única a partir da Avenida Adolfo Gordo (no sentido zona Oeste - zona Sul). Já a Avenida Jerônimo Câmara será toda em mão única (sentido zona Sul - zona Oeste).
O prefeito Carlos Eduardo foi conferir de perto a conclusão dos binários que redefiniram o fluxo do trânsito nas imediações. O chefe do Executivo Municipal caminhou pela avenida Mor Gouveia na companhia de Secretários Municipais, Vereadores e lideranças.

"Essa obra foi um ganho para a cidade de Natal. A zona oeste ganha uma obra que vai melhorar a mobilidade urbana da região e da nossa cidade. Com a liberação dos binários vamos melhorar a qualidade de vida dos natalenses que perdiam muito tempo no trânsito. " disse o Prefeito.

O chefe do Executivo Municipal lembrou que a Prefeitura vem realizando diversas ações na área de mobilidade urbana ao longo da gestão. "Estamos trabalhando para melhorar o trânsito da cidade. Construímos 6 túneis, dois viadutos, duas passarelas e eliminamos 7 semáforos, tudo para melhorar a qualidade de vida do natalense" afirmou o Prefeito.

Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), Tomaz Neto, a iluminação dos binários é feita com luz de vapor de sódio, que melhora a visibilidade e é mais econômica. Além disso, as obras contam com sinalização horizontal e vertical e pavimentação em concreto armado para o tráfego de veículos pesados, evitando que o asfalto ceda. O titular da Semov acrescentou que até outubro os novos abrigos nas paradas de ônibus estarão completamente instaladas. 

A conclusão dos binários provocará mudanças também em relação às linhas de ônibus. De acordo com a Secretária da STTU, Elequicina Maria dos Santos, as linhas que trafegam na Mor Gouveia no sentido rodoviária, passarão a operar pela Jerônimo Câmara e de lá retornarão aos seus respectivos itinerários a partir da Avenida dos Caicós. "A STTU fará uma ampla campanha com educadores de trânsito e agentes de mobilidade urbana para informar aos usuários sobre as mudanças nas duas vias", informou a titular da STTU.

Fotos: João Maria Alves