As receitas do Google com operações na Internet superaram as expectativas de muitos analistas durante o crucial trimestre de festas de fim de ano e os preços de anúncios caíram menos do que em períodos anteriores, levando suas ações a uma alta de mais de 4 por cento.
A maior ferramenta de busca do mundo introduziu novas listagens de produtos durante o quarto trimestre --tipicamente o mais forte da companhia-- e também beneficiou-se de crescimento em mercados internacionais, disseram analistas.
Excluindo custos de aquisição de tráfego, o negócio gerou receita líquida de 9,83 bilhões de dólares, frente a 8,13 bilhões de dólares no mesmo período no ano anterior, anunciou o Google nesta terça-feira. O valor superou a projeção média de 9,6 bilhões de dólares de seis analistas questionados pela Reuters.
"Os negócios parecem bastante fortes, especialmente sob a perspectiva de lucratividade. Eles realmente aumentaram suas margens em suas operações centrais", disse o analista Sameet Sinha, do B. Riley Caris.
"A maior parte dessa força parece estar vindo de mercados internacionais, cuja receita cresceu significativamente: alta de 23 por cento ano a ano, contra crescimento de 15 por cento no terceiro trimestre".
O custo médio por clique, uma medida crítica que acompanha o preço que anunciantes pagam ao Google, caiu 6 por cento em relação ao ano anterior, o quinto trimestre consecutivo de declínio.
"Os preços por clique ainda estão caindo, mas é melhor do que o esperado", disse o analista Colin Gillis, do BGC Partners.
"O negócio central ainda é um grande negócio e o quarto trimestre é sempre um momento para que o Google brilhe. No entanto, a Motorola ainda está perdendo dinheiro e os preços por clique ainda caíram. Caíram apenas 6 por cento, mas volte quatro ou cinco trimestres e os preços por clique estavam melhorando. Então os dispositivos móveis ainda estão pressionando os preços por clique", acrescentou ele.
O lucro líquido consolidado no quarto trimestre foi de 2,89 bilhões de dólares ou 8,62 dólares por ação, frente a 2,71 bilhões de dólares, ou 8,22 dólares por ação, no mesmo período no ano anterior, quando o Google ainda não havia comprado a Motorola.
REUTERS
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