Os governadores do Nordeste se encontraram na noite desta terça-feira, em Brasília, para discutir problemas comuns que serão levados ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, hoje. Entre os principais assuntos, as quedas no Fundo de Participação dos Estados (FPE), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e o fim das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), tributo sobre os combustíveis e derivados.
        A reunião foi convocada pelo ministro tendo como tema único o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Os governadores vão aproveitar para demonstrar a preocupação deles com a crise enfrentada pelos Estados. Só de FPE, o RN deve perder R$ 260 milhões da receita prevista pelo Tesouro Nacional.
        A governadora Rosalba Ciarlini e os outros governadores esperam que o ministro Guido Mantega apresente compensações para o Nordeste que, além das dificuldades vividas nas outras regiões, enfrenta uma das maiores secas dos últimos 50 anos.
A reunião com Mantega será às 11h. Os governadores se reuniram ontem à noite na Representação do Estado do Ceará.

Fotos: Mariana Di Pietro