Representantes da rede metrológica delegada do Inmetro de todos os Estados brasileiros estiveram presentes a na Reunião Plenária Nacional, realizada no final do mês de maio, na capital paulista. Carlson Gomes, diretor geral do Instituto de Pesos e Medidas do RN, além de representantes da diretoria do órgão: Vicente Zacarias, coordenador de operações; Alex Edinaldo, chefe de gabinete; Ana Clara, advogada responsável pelo setor jurídico; e Jaíza Figueiredo, do setor financeiro.

Na ocasião, Carlson apresentou uma palestra sobre gestão pública e recuperação do IPEM/RN.  Assuntos de interesse da rede metrológica também foram discutidos por outros palestrantes, como sistemática de repasses, supervisão de serviços delegados, perspectiva do novo modelo de atividade de cronotacógrafos, sustentabilidade, assuntos jurídicos, sistema de gestão integrada. Foram apresentados indicadores de satisfação dos usuários, os resultados da parceria Inmetro com veículos de comunicação em vários Estados e explicada a Lei 12.527, a "Lei de Acesso à Informação".


Outras discussões fizeram parte da pauta da plenária, como verificação subseqüente de medidor de energia elétrica (perícia), perspectiva do novo modelo de atividades de produtos pré-medidos, contrato de gestão e, por fim, apresentado o calendário de treinamentos para o segundo semestre.
Para Omer Pohlmann, diretor da Cored, "esta plenária conclui, de forma brilhante, em São Paulo, o primeiro ciclo do nosso modelo de relacionamento de 2012, com resultados e avanços significativos em nosso processo integrado de governança".

Por sua vez, José Tadeu Rodrigues Penteado, superintendente do Ipem-SP, enfatizou que, "hoje, quando se cogita no cenário nacional o pacto federativo, a RBMLQ-I mostra nesta plenária que o modelo de relacionamento com o Inmetro é um exemplo de como se efetiva na prática um pacto entre todos os entes federados".

Com informações da Assessoria de Imprensa