O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) afirmou que o governo federal conduz, de maneira inadequada, sua relação com os estados e municípios. Para o parlamentar, estes entes federados são tratados de forma "servil" pelo administração federal.


"O governo tem criado seguidas contribuições que, de acordo com a Constituição, não são divididos com estados e municípios. Isso vem desequilibrando a situação entre os entes federados. A capacidade de investimento dessas unidades da federação tem feito com que haja uma relação que eu considero servil", disse Rogério em entrevista concedida a TV PSDB.


Segundo o deputado, "municípios e estados ficam à disposição do governo federal, em função das suas conveniências circunstanciais e episódicas, ou seja, quando o governo tem simpatia maior, libera mais recursos para este ou aquele ente federado".

Ainda na entrevista, Rogério afirmou que os brasileiros precisam de serviços essenciais que são ofertados pelos governos dos seus municípios. "Mas, esses serviços têm sido prejudicados porque há, por parte do governo federal, uma transferência de responsabilidades sem a contrapartida financeira."

O deputado citou como exemplo a questão do piso nacional dos professores, que foi aprovado no Congresso Nacional. Segundo a lei, o governo federal teria como dever ajudar financeiramente os estados que não tivessem condições de pagar os salários, o que não vem sendo feito.

Confira a entrevista completa no site do deputado Rogério Marinho
(www.rogeriomarinhopsdb45.com.br).