Nossa equipe teve acesso a um panfleto que os moradores do Portal do Jiqui II, em Nova Parnamirim, estão recebendo para reivindicar da Prefeitura o calçamento na região que ficou esquecida pelo poder público de Parnamirim.

No Panfleto, assinado pela Associação dos Moradores de Nova Parnamirim, há uma campanha para que os moradores assinem um Abaixo-Assinado.

Em matéria recente o Notícias do RN já havia previsto, através de informações de moradores, que além do Abaixo-Assinado a comunidade estaria se preparando para realizar um protesto e entrar com um processo contra a prefeitura.

Entenda o Caso

Em Dezembro do ano passado, 2011, o Notícias do RN veiculou uma matéria sobre o descaso que a prefeitura está tendo com uma área importante de Nova Parnamirim, o Portal do Jiqui.

Tudo aconteceu depois que uma operação de combate às drogas realizada pela Polícia Militar e Civil que prendeu 4 pessoas na comunidade, que é conhecida vulgarmente como “Toca da Raposa”, e alavancou uma série de questionamentos sobre a atual situação da pequena área que é considerada como a “ferida” de Nova Parnamirim.

Abaixo-Assinado e Processo

A repercussão foi tamanha que os moradores iniciaram um abaixo assinado para solicitar do executivo providências diante dos problemas enfrentados na região. O abaixo assinado será parte de um processo que possivelmente será movido contra a prefeitura de Parnamirim.

O Portal do Jiqui é uma comunidade que ficou espremida pelo desenvolvimento do bairro logo que as grandes empresas começaram a investir na construção de imóveis de alto e médio padrão.




Falta Calçamento 



A prefeitura de Parnamirim, em 2007, realizou um processo de pavimentação e urbanização de algumas ruas, porém, boa parte do Portal do Jiqui foi esquecido. O que chama mais a atenção é o fato da comunidade, hoje, possuir poucas ruas e os moradores questionam o critério utilizado pelo Prefeito, há época, Agnelo Alves para não concluir o calçamento e questionam, ainda, o atual prefeito Maurício Marques por não ter investido na região.



O IPTU caro

O que os moradores mais questionam é o fato pagarem IPTU. Nova Parnamirim é uma região que possui um dos IPTU mais caros da cidade, porém, não há investimento em calçamento, drenagem, saneamento e muito menos em políticas públicas para o combate à criminalidade naquela região. 

Uma moradora relata que conversou com um funcionário da prefeitura e o mesmo disse que o motivo de não ter calçamento era o fato de que havia muitas casas de posse na região, porém, o Notícias do RN apurou algumas informações que comprovam que até a penúltima rua do Portal do Jiqui, a rua Pedro Gomes, há imóveis legalizados e registrados para pagamento de IPTU. Existe uma lei municipal onde aduz que 30% do arrecadado pelo imposto devem ser revertidos em benefício para o bairro.

"Águas de Março"

Preocupados com os estragos que as chuvas deixam na região e na iminência de alagamentos, os moradores reivindicam da prefeitura melhorias na infraestrutura e nos serviços urbanos e solicitam, em caráter de urgência, um projeto concreto para drenagem, saneamento e calçamento da região. Alguns moradores informaram que já estão reunindo uma grande quantidade de informações, fotos e documentos para entrar com um processo judicial pois reclamam da espera, de anos, para a concretização da tão sonhada obra de calçamento do Portal do Jiqui.

 

O jogo de Empurra: Prefeitura e MP

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7mcshxR1mjfdjfjAEWf14x4jnaLF2b4oBMORAlgkAqeQtxYB9aHaf6RQmZGjus4Eg8XTY29_QDOAW8SZA38zkRFH_rBYvTK5BiXmtzwRJQJw1fP1FDWIkUR1xY7__hsQ2u9bLyzbnEKU/s1600/Maur%25C3%25ADcio+Marques.jpg
Prefeito Maurício Marques (Foto: Divulgação)

Uma moradora identificada como Sandra relatou ao Notícias do RN que o presidente da Associação de moradores procurou, na época da reportagem, o prefeito, porém, segundo informações, foi atendido por um assessor que afirmou que as obras de calçamento e drenagem da região não saiam do papel por causa do Ministério Público que “não deixa”. Na mesma ocasião houve um questionamento sobre essa afirmação, porém o assessor não entrou em detalhes.

Para os moradores esse é mais um jogo de empurra que a prefeitura está fazendo com o MP pois o MP não dá informações, não acata as denúncias, não convoca e nem, ao que parece, analisa as reivindicações. 

MP não respondeu à imprensa

O Notícias do RN informa aos seus leitores que tentou quatro vezes, há época, entrar em contato com o Ministério Público e, inclusive, ligando para a assessoria de imprensa, para obter uma resposta sobre a denúncia realizada pelos moradores do Portal do Jiqui II, em Nova Parnamirim, sobre o não calçamento da pequena comunidade que está esquecida pelo poder público municipal.

Entramos em contato duas vezes com o MP de Natal, e mais duas em Parnamirim, porém, todas as vezes fomos informados que entrariam em contato conosco para esclarecer a denúncia do morador, porém, até o presente momento não recebemos nenhuma comunicação.

Vale salientar que a Assessoria de Imprensa, em Natal, nos atendeu muito bem e a impressão dada era que certamente retornariam, porém, mesmo com esse bom tratamento não recebemos nenhuma comunicação por email, nem por telefone.