Considerada uma das mais importantes obras de infraestrutura no Rio Grande do Norte, legado da Copa 2014 e o novo pilar da logística do Nordeste, o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante terá a concessão assinada nessa segunda-feira (28) pela presidenta de República, Dilma Rousseff, que vem ao estado para o compromisso. Inclusive, o avião presidencial vai pousar na pista do novo aeroporto.

Um dos legados da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 para o Rio Grande do Norte, pois há o compromisso do consórcio Inframérica de concluir a obra até o mundial de futebol, o Aeroporto de SGA está projetado para ser o maior complexo aeroportuário da América Latina, graças, entre outras razões, à sua localização privilegiada junto aos grandes centros comerciais mundiais. "Por isso, o Governo do Rio Grande do Norte tem a imensa satisfação de participar ativamente da construção dessa importante obra de infraestrutura para o Brasil e para o mundo", disse Rosalba Ciarlini, governadora do estado do Rio Grande do Norte

A posição estratégica do Rio Grande do Norte, que o deixa mais próximo de outros continentes, é um dos fatores importantes para consolidar o RN no setor aeroportuário. Além de atender a demanda do trade turístico, o aeroporto de São Gonçalo se constituirá em elo entre o estado e os investidores da economia local, regional e nacional.


O Consórcio Inframérica, formado pela Engevix e a Corporacion Argentina, foi o vencedor do leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo com um lance de R$ 170 milhões, o que representou um ágio de 228,82% do valor inicial para os lances.

A previsão dos representantes do Consórcio é que em abril de 2014 o novo aeroporto inicie suas operações e em junho do mesmo ano já esteja funcionando com toda sua estrutura e capacidade para atender a demanda da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Para começar a traçar o planejamento dos trabalhos e garantir a melhor forma para desenvolver os assuntos pertinentes ao novo aeroporto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) está realizando reuniões com os agentes públicos envolvidos no processo e com o Consórcio. O objetivo do Governo é montar um cronograma com as ações estruturantes necessárias para garantir o funcionamento do empreendimento.

"A perspectiva do nosso Grupo é que o aeroporto seja construído em tempo recorde e será um desafio, pois partiremos da estaca zero. No entanto, temos certeza que com o apoio do Governo do Estado, município e de todos os agentes envolvidos teremos êxito e iniciaremos a operação antes do início da Copa de 2014", afirmou Antônio Droghetti Neto, vice-presidente da Infravix, responsável pela coordenação das obras do aeroporto.

Para definir as parcerias necessárias para implantação do aeroporto o Governo do Estado deverá assinar um protocolo de intenções com o Consórcio Inframérica, além de criar um Plano Diretor Estadual. Com o Plano, seriam definidos projetos para adequar os impactos sociais, econômicos, urbanos e ambientais provocados pela construção do empreendimento.

Dentro do conjunto de ações estruturantes discutidas na reunião estão a implantação dos acessos viários ao aeroporto, ligação com a ZPE de Macaíba, obras de mobilidade urbana para agilizar o deslocamento dos passageiros, além de telefonia, energia elétrica, esgotamento sanitário, entre outras.

O aproveitamento prioritário para a mão de obra da região e planejamento das atividades de implantação da obra em entendimento com o Governo do Estado foram algumas das diretrizes dadas pela governadora Rosalba Ciarlini aos representantes do Consórcio Inframérica na época do leilão.

Informações: Imprensa