De acordo com a Assessoria de Imprensa de Natal, encontram-se abertas no hotsite www.eelpnatal.com.br as inscrições para o II Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP), que será realizado de 23 a 25 de novembro de 2011, na Academia Norte-rio-grandense de Letras, localizada na rua Mipibu, 443, Petrópolis. Os escritores, estudantes e demais interessados em participar do encontro podem acessar o hotsite, clicar em inscrições e preencher o formulário. Outro modo de se inscrever é na Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, que funciona na Fundação Cultural Capitania das Artes, situada à avenida Câmara Cascudo. As inscrições são gratuitas e prosseguirão até a véspera da abertura do II EELP, portanto até o dia 22 de novembro.

A iniciativa é da União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), com o apoio da Prefeitura de Natal, por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes. O encontro decorrerá nestes três dias iniciando-se no dia 23, de 14h00 às 19h00, e nos dois restantes dias, das 15h00 às 19h00. O I Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa ocorreu de 28 a 30 de abril de 2010, no Teatro Alberto Maranhão (TAM).

Programação
Multifacetado, o II EELP traz a debate no dia 23 o tema "Poesia escrita para a música", que permitirá a reflexão sobre temas como a poesia utilizada nas letras do Samba e do Fado, e as tendências da poesia dos diferentes universos musicais que compõem a lusofonia. O conferencista deste tema será o rapper carioca Gabriel o Pensador.

"O estado e a evolução da língua portuguesa" será o tema a ser discutido no dia 24, no qual poderão ter lugar intervenções sobre as diferentes perspectivas de utilização da língua no mundo lusófono, bem como a reflexão sobre as estratégias de afirmação da nossa língua comum, como forma de valorização do patrimônio literário, cultural e da lusofonia. Expõe o tema o professor catedrático Carlos Reis, diretor do Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras de Coimbra.


Fechando o II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa em Natal, no dia 25 teremos o tema "Literatura de viagens", o qual abordará reflexões sobre crônicas e descrições de viagens de ontem e de hoje, por meio dos livros. A viagem entendida nas mais diversas formas, como itinerário turístico, literário e interior, que propicia o encontro do Outro e contribui para um melhor conhecimento da nossa identidade, da relatividade dos quadros mentais e culturais, logo de um melhor conhecimento do mundo. O escritor angolano Manuel Rui, ex-reitor da Universidade de Luanda e Ministro do Governo de Angola, será o conferencista.