O novo relógio o Alecrim foi entregue à comunidade em uma solenidade realizada no início da noite desta sexta-feira (21), em uma solenidade realizada no entroncamento da avenida Mário Negócio com a rua Amaro Barreto. O evento contou com a presença da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, e faz parte das comemorações pelos 100 anos do bairro do Alecrim, um dos mais tradicionais da cidade."Mais do que inaugurar um equipamento urbano, estamos entregando um símbolo, um marco não só para cidade, mas para toda Natal", afirmou a prefeita Micarla de Sousa.

O novo relógio foi um presente do Rotary Club do Alecrim, que encomendou um novo equipamento diretamente da Alemanha e estava no local desde 1966, quando foi instalado no local pelo clube rotariano. "O relógio foi instalado à época como um marco do nossa entidade, assim como é feito em todos os demais locais do Brasil, servindo também para orientar as pessoas que passavam próximo ao equipamento. Com o tempo transformou-se em um símbolo para capital natalense", disse o presidente do Rotary Club Alecrim, Heriberto de Andrade.

Além da prefeita Micarla de Sousa e do presidente do Rotary Club Alecrim, também participaram da inauguração do principal cartão postal do bairro o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Ailson Feitosa.



O líder rotariano informou ainda que de acordo com uma pesquisa do Sebrae/RN, 92% da população de Natal considera o relógio uma referência para cidade. Já o antigo relógio será doado ao memorial do bairro que está sendo elaborado pela prefeitura e servirá como peça da história da cidade. Ainda na noite desta sexta-feira (21), além da inauguração do novo relógio, ocorreu a realização do Alecrim Fest, com uma vasta programação cultural, que teve as apresentações da Orquestra Talento (Casa Talento), Balé Popular, Stylo Mulek, Thábata Medeiros e Banda Kuxixo.

Memória
A entrega do novo relógio do Alecrim faz parte das comemorações pelos 100 anos do bairro, localizado na região administrativa Leste, sendo o maior em população dessa região, com aproximadamente 29 mil habitantes e quase 10 mil domicílios. Uma das suas características mais marcantes é que ao longo dos anos, o bairro tornou-se símbolo do comércio de rua da cidade. Hoje o Alecrim conta com quatro mil empreendimentos comerciais, o que corresponde a 16 % da atividade em Natal.

As festividades continuam com a realização da sétima edição do Natal em Ação neste sábado (22), com os diversos serviços da Prefeitura do Natal apresentados em estandes montados ao longo da rua Amaro Barreto. A programação continua no domingo (23) com uma alvorada chamando os moradores para a missa campal a ser celebrada em frente ao relógio, com a participação das paróquias São Pedro e São Sebastião. Já no dia 30 de outubro será realizado o Circuito Histórico Alecrim saindo da Praça Dom Pedro II, em frente a Igreja São Pedro, percorrendo 15 pontos históricos do bairro, se estendendo até chegar ao camelódromo, numa organização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).


Fotos: José Aldenir