A Prefeitura de Macaíba e o Secretário de Educação do município receberam recomendação do Ministério Público para que iniciem procedimento licitatório para a contratação de serviços de segurança privada 24 horas na Escola Municipal Dayse Hall e nas demais escolas do sistema educacional municipal que demonstrem o mesmo nível de comprometimento da segurança de seus alunos, professores e servidores.

A 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macaíba havia instaurado o Inquérito Civil pela Portaria nº24/2011 para apurar a falta de segurança dos alunos da Escola Dayse Hall e constatou evidente comprometimento da segurança das pessoas que frequentam a localidade. A Escola vem presenciando sérios incidentes, que expuseram a sua vulnerabilidade frente a indivíduos da Comunidade das Campinas – inclusive a alguns alunos da própria Escola –, que insistem em semear o medo na comunidade escolar, através de ameaças de morte, de tentativa de homicídio e de porte ostensivo de armas de fogo.

A Recomendação do MP foi feita depois de percebida que as demais providências não estavam resolvendo a situação. O MP já havia encaminhado ofícios à Prefeitura comunicando o fato e solicitando reforço da segurança no local. Como nada foi feito, o Conselho Escolar e a Direção da Escola suspenderam, a partir de 05 de julho e por tempo indeterminado, as aulas do período noturno. A Polícia Militar de Macaíba também já havia sido solicitada, mas não sanou o problema, já que as atividades lesivas recomeçam quando o policiamento ostensivo sai do local.