O Rio Grande do Norte realiza nesta semana os primeiros Implantes Cocleares em um Hospital Público. Serão duas cirurgias disponibilizadas no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), através de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP-RN), a Secretária Municipal de Saúde de Natal (SMS), o Hospital Universitário Onofre Lopes e a Empresa Phonak do Brasil. Os procedimentos ocorrerão na tarde desta sexta-feira (10/06) e na manhã do próximo sábado (11/06).


O implante coclear é uma cirurgia de alta complexidade, na qual é colocado um eletrodo dentro da cóclea (órgão responsável pela audição). Popularmente chamado de ouvido biônico, o implante é um aparelho eletrônico computadorizado, utilizado nos casos em que o paciente já teve perdas severas e profundas da audição, obedecendo a protocolo do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.

A coordenação dos implantes será feita pelo Serviço de Otorrinolaringologia do HUOL, dirigido pelo médico Dr. Pedro Cavalcanti. A realização das cirurgias será transmitida em circuito fechado pelo Setor de Telemedicina ao auditório do Hospital, onde especialistas em Otorrinolaringologia e Médicos Residentes do HUOL/UFRN poderão assistir aos procedimentos em tempo real.

Participará da equipe de cirurgiões o otorrinolaringologista Dr. Pedro Guilherme Cavalcanti, que fez sua capacitação em Otologia e Implante Coclear no House Ear Institute, em Los Angeles – Califórnia; capacitação em Otoneurocirurgia na Clínica Mayo, em Jacksonville – Flórida; além de treinamento como fellow do grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, renomados Centros de Referência neste tipo de cirurgia.