O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do Município de Natal (SETURN) vai encaminhar hoje ao TRT um pedido de abusividade da greve dos motoristas e cobradores que iniciou na segunda-feira (23). De acordo com os empresários, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Norte (Sintro-RN),  está boicotando a saída dos carros. "Eles ficam na porta das garagens impedindo que os motoristas trafeguem e com isso a maior prejudicada é a população", explica Augusto Maranhão, diretor de comunicação do SETURN.

Até as 8h30 da manhã desta terça-feira (24) uma média de 22% dos ônibus tinha saído para ruas para cumprir seu itinerário, o que contraria a determinação da justiça, que é de colocar 30% dos ônibus para circular. "Os empresários dos Transportes querem cumprir o que determinação da justiça, mas o SINTRO está impedindo a saída dos carros. O SINTRO, inclusive, está recomendando aos motoristas e cobradores não para as empresas e sim para a sede do sindicato, no Baldo", diz Augusto.

Devido ao boicote desse sindicato, até a referida a hora de hoje,  a empresa Santa Maria que era para sair com 40 carros, saiu com apenas 13, o que representa 9,75%, da frota do horário. A Viação Riograndense, que era para sair com nove carros, conseguiu colocar apenas seis para circular, o que representa 20%. A Transporte Nossa Senhora da Conceição, dos 28 carros, 19 carros foram para as ruas, apenas 20,35%. Já a Viasul/Transflor saiu com nove carros, que significa 20,76%, quando o correto seriam 13 carros. A empresa Guanabara saiu com 26,30% da frota, dos 65 carros, apenas 57 foi para as ruas. Já a empresa Reunidas conseguiu colocar 27  carros na rua, que representa 28, 92%. A Cidade do Natal foi a única que conseguiu colocar os 30% da frota, 13 carros..

A proposta do SETURN para o fim da greve é que o motorista passe a receber R$ 1.420, incluindo o vale refeição e, os cobradores, R$ 860,00, também incluindo o vale refeição, que é o equivalente a 6,5% de aumento. Amanhã, às 14h, haverá uma nova rodada de negociação com TRT.