Objetivando gerar emprego e renda para a juventude apodiense. A Prefeitura através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social já capacitou cerca de 800 jovens em todo o município de dezenas de cursos profionalizantes ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e outras importantes instituições que atuam no campo da capacitação profissional.  
 
A prefeita Goreti Silveira Pinto (PMDB), anunciou a realização de mais quatro novos cursos; mecânica para motor a gasolina, manutenção de computador, manutenção de ar condicionado e pedreiro. A realização dos cursos é baseada na grande necessidade de profissionais capacitados nessas áreas. 

  Desde que assumiu os destinos de Apodi, a prefeita Goreti Pinto, vem investindo alto na capacitação profissional.  Já foram realizados mais de trinta cursos, em diversas áreas como: administrativo, construção civil, segurança industrial, gastronomia, embelezamento, meio ambiente, saúde e outros, garantindo assim a profissionalização de mais de 800 pessoas em sua maioria jovens. Todos os cursos foram oferecidos totalmente gratuitamente, através dos quais muitos jovens estão aptos a iniciar em sua própria residência, com recursos básicos, geração de renda.
 
De acordo com a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Apodi.  As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Coronel João Jázimo, 124 - Praça São Francisco – Centro, de 08h00min as 12h00min. È exigido o Ensino fundamental completo e documentos pessoais como: Xerox do Registro Geral - RG, Comprovante de Pessoa Física do Ministério da Fazenda - CPF, Comprovante de residência e o Cartão do Bolsa Família. Serão oferecidas cerca de 200 vagas, sendo 50 para cada curso.