De acordo com o Blog de Suébster Neri, o  quadro político das próximas eleições municipais em Jardim do Seridó é um dos mais claros e mais complexos (ao mesmo) da região do Seridó.

Por lá, dois grupos políticos deverão disputar a prefeitura.

Um candidato está definido, o atual prefeito Padre Jocimar Dantas (PMDB) que é candidato à reeleição. Mas para quem pensa que ter o candidato definido é situação confortável no sistema liderado pelo prefeito, engana-se. A divergência política entre o Padre/Prefeito com o seu vice, ex-prefeito Patrício Júnior (PDT) deverá ser levada em consideração, haja vista que Patrício foi o viés da campanha passada e assegurou a vitória do atual prefeito, porque renunciou uma candidatura que era natural em 2008 e aceitou compor com o atual prefeito.

Patrício afirma que não será candidato na majoritária, e que lutará por uma vaga na Câmara de vereadores e pelo lado oposicionista do prefeito. Que também recebeu baixas na sua bancada de sustentação da Câmara, pois perdeu a vereadora Geralda Sampaio (PMDB).

Com isso, o atual prefeito, joga suas fichas no atual Presidente da Câmara. Vereador Anchieta Júnior, que poderá indicar o pai, Dr. Anchieta como vice de Jocimar. [Em tempo: Anchieta Jr. só foi eleito presidente porque contou com apoio decisivo do Prefeito].

Por isso, Dr. Anchieta tenta desarticular o sistema oposicionista ao Prefeito e afirma que poderá ser candidato a Prefeito ou apoiar o também médico Iron Lucas, pai do vereador Iron Jr, mas há quem garanta que não passa de balão de ensaio.

Até porque, a oposição está praticamente fechada. Não apenas com o candidato a prefeito, mas também com o vice. O forrozeiro José Amazan teve seu nome lembrado para disputar a prefeitura e sua candidatura ganhou força popular e virou quase uma unanimidade dentro do sistema político do ex-prefeito Dr. Edimar Medeiros que deverá ser o vice de Amazan.

Amazan deve ser candidato pelo PSD e apoiado pelo vice-governador Robinson Faria e pelo deputado estadual Vivaldo Costa.

Um grupo indefinido neste cenário é o DEM jardinense. Que recebe forte influência do ex-deputado Manoel de Brito e seu filho, Gilberto Brito, que foi o candidato a vice de Dr. Edimar em 2008. Apesar de não confirmar, o grupo deve marchar unido com o grupo de Edimar.

Suébster Neri