O fim de semana do piloto Johilton Pavlak (Sal e Brasa/ SPARCO/ Estúdio Bruno Póvoa/ SBS Outdoor/ INPAV/ Facex) foi marcado por frustrações e surpresas que tiraram do potiguar chances reais de sucesso na rodada de abertura da Fórmula Futuro, em São Paulo. Destaque na competição após liderar quatro dos cinco treinos livres no autódromo de Interlagos, Pavlak foi surpreendido com uma punição que recebeu da comissão, além de ter problemas no sistema elétrico do carro que prejudicaram a segunda corrida.

No sábado (7), largando da segunda colocação, Johilton assumiu a liderança e chegou a finalizar a primeira bateria da prova em terceiro lugar. Mas a comissão do campeonato puniu o piloto potiguar com 20 segundos em razão de um incidente que envolveu Victor Franzoni, seu ex-companheiro de equipe nos tempos de kart.

"Eu e Victor classificamos o incidente ocorrido na entrada do Lago como toque de corrida. Mas, infelizmente, os comissários não interpretaram dessa forma e acabei punido", disse Pavlak, que, com a punição, terminou a bateria na oitava colocação.


O que parecia ruim para o jovem piloto transformou-se em vantagem para a próxima bateria da competição. Para a formação do grid da segunda corrida de cada etapa, critérios adotados pela F-Futuro determinam a inversão das posições dos oito primeiros colocados. Dessa forma, o resultado do potiguar lhe rendeu o direito de largar na pole position no domingo (8).

Com bom aproveitamento na pole, Pavlak liderou grande parte da segunda corrida, mas acabou mais uma vez na oitava posição devido a problemas elétricos que fizeram seu carro apagar em alguns pontos do circuito, quando ele ainda estava no comando da prova. "Eu tinha o carro e o ritmo da corrida sob controle. Mas, de repente, passei a ter esses problemas que me fizeram perder o rendimento. Todo o meu carro começou a apagar e não tive como evitar as ultrapassagens", disse.

Johilton, que já tinha vencido uma das provas da F-Futuro em Interlagos, no ano passado, acabou perdendo posições volta a volta. "Fiz de tudo para cruzar a linha de chegada. Somei poucos pontos, mas eles podem fazer diferença no final do ano", finalizou o piloto, que terminou a primeira etapa do campeonato em nono lugar, com quatro pontos.

Johilton Pavlak desembarca em Natal nesta segunda-feira (9) e já começa a pensar nas estratégias que serão adotadas para seu próximo desafio. A segunda rodada da Fórmula Futuro será realizada nos dias 11, 12 e 13 de junho, em Brasília. Para mais informações, acesse o twitter do piloto: twitter.com/johiltonpavlak.