Esta será a primeira de uma série de reuniões do fórum de discussão sobre a economia do Rio Grande do Norte


A Câmara Municipal do Natal, no âmbito da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico e Social, realizará próxima terça-feira, 29, às 10h, uma audiência pública para discutir a ampliação Porto de Natal. A proposta é de autoria de Ney Lopes Jr. (DEM) e tem por objetivo debater a estrutura atual do Porto de Natal e os impactos socioeconômicos, bem como, a questão da remoção da comunidade do Maruim.
 
O presidente da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico e Social de Natal destaca a importância do encontro. "Nós não queremos apenas diagnosticar problemas, a intenção maior é apontar as soluções", explica.
 
O parlamentar espera, com a Frente, inserir Natal no contexto do desenvolvimento econômico. Para tanto, em cada debate a Câmara Municipal contará com a experiência de professores, pesquisadores renomados e profissionais dos setores afins, genuinamente potiguares e nacionalmente reconhecidos, para discutir o desenvolvimento das potencialidades locais. O primeiro palestrante será o ex-deputado federal Ney Lopes de Souza.
 
A reunião da Frente Parlamentar abordará as problemáticas existentes, que impedem o crescimento estrutural do Porto de Natal. "Demonstraremos, por exemplo, o porquê, e quais as vantagens de potencializar o Porto de Natal. E também demonstrar até onde o transporte portuário pode atender a nossa economia", acrescenta o vereador.
 
Para a discussão foram convidados os representantes da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), do Governo do Estado, da Prefeitura de Natal, dos poderes legislativos, da Companhia de Docas do Rio Grande do Norte, da comunidade do Maruim. E também entidades do segmento empresarial, como Federação das Indústrias (FIERN), Federação do Comércio (FECOMÉRCIO/RN) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL).

Sobre a Frente:
 
Aprovada por unanimidade dos vereadores, em 18 de fevereiro deste ano, a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico e Social pretende realizar em Natal diversos encontros com especialistas dos mais diversos ramos da economia; logística, infraestrutura, turismo, fruticultura, artesanato, carcinicultura, energia eólica, petróleo e gás natural, visando diagnosticar os gargalos atuais e sugerir ações para efetivação do desenvolvimento.
 
Quanto ao fator social, a Frente pretende abordar também a formação e o aperfeiçoamento profissional, a geração de emprego e renda. A proposta do Fórum é evidenciar as necessidades existentes e buscar ações, junto ao poder público e a sociedade civil, que incrementem a economia como um todo.

com informações da Mixmidia