Quem assistiu ao filme 2012, distribuído pela Columbia Pictures, ficou, pelo menos, intrigado com a data que se aproxima.
A questão é que o filme faz referência aos povos Maia e ao seu calendário de contagem longa. Os povos Maia possuem um calendário que, segundo eles, é possível prever mudanças na terra. Eles descrevem essas mudanças como eventos cíclicos, ou seja, sempre ocorrem algumas mudanças e essas se repetem com o passar dos anos.
As cenas do filme 2012 são chocantes, pois descrevem um possível aquecimento do núcleo da terra que ocasiona um deslocamento da crosta terrestre e uma série de catástrofes naturais como erupções solares, vulcânicas, terremotos de grande magnitude e tsunamis com enormes ondas atingindo a costa de cada continente da terra.
O filme mostra o que seria a Escatologia, ou simplesmente o fim da raça humana, ou “o fim do mundo”.
O terremoto de 8,9 de magnitude que atingiu o Japão na manhã desta sexta(11), gerou um tsunami com ondas de até 10 m de altura, varreu casas, navios, carros e aviões do aeroporto de Sendai, na ilha de Honshu, causou ao menos 288 mortes e muita destruição.
No ano passado, o Chile foi alvo de um tremor com magnitude 8,8, quase a mesma que atingiu o Japão esta manhã e também ocasionou um tisunami, deixando muitos desabrigados e gerando muitos estragos.
Em 2004, um megaterremoto de magnitude 9,1 atingiu a costa do oceano índico, principalmente na província de Aceh(Indonésia) e também desencadeou um tsunami que matou cerca de 226 mil pessoas entre o Sri Lanka, Tailândia Indonésia e outros países.
Vale salientar que são comuns esses acontecimentos nos países citados, inclusive as escolas ensinam técnicas de como agir caso haja um terremoto ou tsunami. Porém, o que mais assusta, além das “previsões” do filme 2012, é o aumento da magnitude dos terremotos. Os abalos sísmicos estão cada vez mais aumentando. Para se ter uma idéia o terremoto que atingiu o Japão foi considerado o maior da história do arquipélago e um dos 7 maiores.
Vendo as imagens dessa catástrofe é inevitável não realizarmos uma comparação com o filme.
Não posso afirmar que há uma relação do calendário Maia com as mudanças climaticas que hora passamos e nem com as últimas catástrofes naturais, porém, vale a pena refletir.
Pesquisei algumas imagens na internet e fiz a comparação. Veja:
Veja as imagens (portal G1) do Terremoto e Tsunami que atingiu o Japão esta manhã:
Do Blog do Willen Moura
Mídias Sociais