A Dengue já é considerada um problema de saúde pública devido aos seus altos índices de infestação. Ela é uma doença tropical e que merece atenção principalmente no verão, devido à presença de chuvas em todo país, o que ocasiona elevação da temperatura e o calor favorece a proliferação de microorganismos na água, pois as larvas do mosquito Aedes aegypti se alimentam desses microorganismos .
 
Para se ter uma idéia, os casos praticamente dobraram entre janeiro e outubro e a previsão é de ocorrer epidemia em pelo menos dez estados.

O nosso estado (RN) é, depois do pernambuco, o que corre maior risco de surto da doença, possuindo quatro municípios em situação crítica Ceará-Mirim, São Miguel, Mossoró e Caicó.

Os cuidados para evitar a proliferação da dengue tão conhecidos como evitar o acúmulo de água parada em vasos, garrafas, pneus e deixar a caixa d´água bem tampada  devem ser intensificados nessa época do ano. Um outro cuidado que se deve tomar é observar a bandeja de degelo da geladeira ou freezer e do ar condicionado pois foram locais onde se encontraram muitas larvas.

Fica o alerta.