Gustavo Henrique, do Notícias do RN, fala sobre a primeira transmissão de um evento no estado via celular.

Entrevista:

De Oliveira (Repórter): Bom dia

Gustavo Henrique: Bom dia Oliveira

DO: Gostaríamos que você falasse um pouco sobre a transmissão via celular?

GH: Bom, essa idéia é relativamente nova. No Brasil poucos veículos de Comunicação conseguiram realizar a transmissão. O fato é que as pessoas ainda não tomaram conhecimento de que o celular será o principal meio de comunicação. Hoje, depois do I Phone e do SmartPhone, com mais espaço, mais funcionalidades e com o acréscimo da tecnologia 3G as possibilidades aumentaram e muita gente ainda não sabe dessa possibilidade.

DO: Quem teve a idéia de transmitir um evento via celular no estado?

GH: A idéia veio de um colaborador do nosso site, o psicólogo Willen. Ele, há tempos, me enviava e-mail falando sobre essa nova tecnologia e eu não acreditava ser possível, porém, quando você(de Oliveira) iniciou no site como Repórter Celular "acendeu a luz" para eu pensar nessa possibilidade. No ano passado não pudemos realizar a cobertura do Carnatal pois eu estava em Brasília resolvendo problemas pessoais e cada membro da equipe estava ocupado com uma tarefa, porém, esse ano estamos realizando a cobertura e acatei a idéia dele para realizar a transmissão.

DO: Você considera um avanço para a imprensa potiguar?

GH: Com certeza.Os meios de comunicação, hoje em dia, enfrentam muitos desafios e têm que inovar para continuarem no mercado. O Jornal impresso foi abalado pelo poderio da internet; a TV sofreu e hoje tem que sempre estar inovando para não perder audiência, sem contar com os canais de vídeos como Youtube que logo logo lançarão a TV Youtube. A democratização da internet vai ficar de tal maneira que qualquer pessoa poderá se destacar no meio. Uma prova dessa democratização foi a Tv Diário que, com poucas estruturas, mas devido ao seu modelo regional atraiu nordestinos e pessoas de vários lugares. A internet será desse mesmo jeito. Quando falo de internet incluo o celular porque hoje é mais um que responsável pela democratização da rede de computadores. Novos serviços estão sendo lançados e por preços competitivos.
Agora, respondendo a sua pergunta, (risos)..A nossa transmissão via celular serviu para mostrar que é possível sim realizar uma cobertura via celular e, além disso, logo haverá a democratização da vídeo chamada onde todos poderão se comunicar ao vivo.

DO: Como você considera a qualidade da transmissão? 

GH: Bem, nesse primeiro dia, como foi informado, você realizou uma transmissão em qualidade low, pois estávamos em teste, porém até o último dia de Carnatal aumentaremos a qualidade gradativamente e no último dia(amanhã) veremos a diferença.

DO: Agora falando sobre o Notícias do RN: Você tem novidades para esse e próximo ano?

GH: Com certeza. Primeiramente gostaríamos de dizer que o Notícias do RN é propositalmente um Blog. O nosso intuito é de transformarmos em pequenos notáveis. 

DO: Como assim?

GH: Queremos mostrar que existem muitas possibilidades na internet e essas serão exploradas pelo NRN. Queremos mostrar, também, que não precisamos ser um portal para nos destacarmos.

DO: Quer dizer que você já pensou em um Portal?

GH: Vou confessar que já pensei antes de criar o NRN, porém, buscava uma coisa nova e mais dinâmica. Assim criei o NRN com a possibilidade de reproduzir as principais notícias dos outros veículos de comunicação. Aqui, você tem um compacto dos principais jornais,  revistas,  sites, tudo isso associado a conteúdo exclusivo e ao uso das novas tecnologias e, o melhor, a leitura é rápida e dinâmica. Você escolhe em uma passada na primeira página o que quer ler, diferentemente do Portal que você só encontra coisas em destaque mas, aqui, tudo é destaque.

DO: Você poderia falar sobre alguma novidade no site?

GH: Por enquanto o que posso adiantar é que no fim do ano teremos uma supresa, em janeiro iniciaremos a seleção para correspondente em diversas regiões do estado e temos uma surpresa também para o próximo ano e para o Carnatal de 2011 não posso contar ainda.

DO: Nós do Notícias do RN, encerramos essa entrevista agradecendo pela amizade e maneira simples e honesta de ser. 

GH: Eu é que agradeço a todos. A você Repórter Celular(De Oliveira) A lenilce Cavalcanti, nossa responsável jornalista, a Kadu, Nelson, Inácio, Patrícia, Edson, Lucinha Lira pelo apoio, aos Blogs que reproduzem o Notícias do RN e do Guia, aos Irmãos Werbert e Willen que sempre estão nos apoiando, trazendo idéias e enviando sugestões de pauta, à Mixmidia, WPC TECnologia, Texas informática, Planeta Voluntários, ao Diário Potiguar e Diário de Natal, Tribuna do Norte, Roberto Bezerra da Destaque, FARN e à SIMTV.