O América tentou, jogou bem no primeiro tempo, mas perdeu para o Figueirense por 4 a 0, no estádio Orlando Scarpelli, na noite desta terça-feira (9). Com o resultado, o alvirrubro permanece na lanterna e depende de um milagre para escapar da Série C. Dependendo dos resultados das partidas de Náutico e Icasa, o clube potiguar pode ser rebaixado matematicamente ainda hoje.

Os gols do Figueirense foram de Reinaldo, aos 46 minutos do primeiro tempo, outro de Willian, aos 28, mais um aos 46 de Pedro Carbona, aproveitando um cruzamento na área, e fechando a goleada, Mateus aproveitou rebote do chute de Reinaldo.

O América-RN começou o jogo com Tutti, Cafu, Cleber, Edson Rocha, Elielton, Airton, Berg, Everton, Marcelo Bras, Rone Dias, Washington. Logo no começo, o alvirrubo apresentou uma pressão com chances claras de gol. Porém logo aos 12 minutos da primeira etapa, o zagueiro Edson Rocha sentiu lesão e deixou o campo. Em seu lugar entrou Negrete.

Ainda durante o Figueirense abriu o placar. Aos 46 minutos, o juiz paulista Luiz Flávio de Oliveira marcou uma mão do zagueiro Kleber dentro da área. O jogador Reinaldo bateu na saída do goleiro Tutti e marcou.

No segundo tempo, precisando reverter o placar, o técnico Dado Cavalcanti colocou o América para jogar o tudo ou nada, mas a partida ficou pegada e, aos 28 minutos, Willian recebeu no meio da área, passou pelo zagueiro e tocou para o fundo do gol.

Após o segundo do clube catarinense, o lateral Airton deu um puxão na camisa do jogador Firmino e o arbitro paulista o mandou para o chuveiro, aos 29 minutos do segundo tempo. Após a expulsão o clube alvirrubro passou a ser mais pressionado pelo Figueirense até o fim do jogo.

E aos 46 minutos a zaga do clube de potiguar cochilou e com uma bola cruzada na área o meia Pedro Carbona cabeceou na segunda trave, fazendo terceiro. Já aos 47 o jogador Maicom aproveitou o desanimo do alvirrubro e de cabeça completou outro cruzamento completando a goleada.

Para não ser rebaixado matematicamente ainda hoje, o América-RN precisa torcer para que o Náutico não vença a Ponte Preta e o Icasa não derrote o Bragantino. Náutico e Icasa têm 41 pontos e jogam em casa. Se as duas equipes vencerem abrem nove pontos para o alvirrubro potiguar, restanto apenas três rodadas.