O Deputado Gilson Moura, em Parnamirim, obteve a segunda maior votação para Deputado da história do município contabilizando 11.017 votos e em todo estado 49.494, sendo um dos mais bem votados. Agnelo Alves, seu principal oponente obteve a primeira colocação do município com 20.445.

Na história mais recente da cidade de Parnamirim os dois candidatos Agnelo e Gilson Moura são considerados as maiores lideranças.

A grande diferença das últimas eleições é que o Advogado Cidadão, praticamente duplicou a sua votação na cidade em relação a 2006 onde havia tirado pouco mais de 5 mil votos e consolida o seu nome como pretenso candidato a Prefeito em 2012.

A questão Taveira e Sérgio Andrade

Em Parnamirim também especula-se que, caso os vereadores Rosano Taveira e Sérgio Andrade não tivessem se lançado candidatos a Deputado Estadual, Agnelo Alves havia perdido para Gilson Moura, pois, os votos dos vereadores seriam transferidos teoricamente para Gilson e Agnelo e haveria um balanceamento, causando, provavelmente, uma “derrota” do ex-prefeito nas urnas.

Agnelo, a coligação e o caso Sargento Regina

Da mesma forma que a presença de Taveira e Sérgio Andrade em uma eleição trouxe benefícios para Agnelo, a questão também pode ter levado a sua quase perda. Da mesma forma, também, a demora no deferimento da candidatura de Sargento Regina, a repercussão negativa das gravações divulgadas na imprensa, poderiam ter enfraquecido a coligação a ponto do ex-prefeito não obter a votação esperada, salientando que a tábua de salvação pode ter sido a pequena quantidade de votos somados e conquistados por outros candidatos da coligação como Jojo, Ricardo Camarão, Profesora Valda, Anízio, Clovis Nunes, entre outros, além da boa votação de Roberto Germano com 21.410 votos.

Taveira e Maurício Marques

O que se escuta em Parnamirim é que Maurício Marques está se desligando politicamente do ex-prefeito Agnelo e lançou Taveira como forma de reforçar e testar a sua votação no município, porém, apesar de ser uma liderança, Maurício Marques pode chegar enfraquecido em 2012 devido à rejeição da sua administração e provavelmente, caso tente se candidatar, não terá notoriedade maior que a disputa Agnelo x Gilson Moura.

Baixa dos Alves?

A análise feita em Parnamirim é de que os Alves, com exceção de Garibaldi, estão em Baixa. Uma prova disso é a queda na votação de Walter Alves e a derrota nas urnas de Carlos Eduardo. Em 2006, o recém candidato Walter Alves obteve 2.895, porém, na eleição deste ano teve uma queda de 66% ficando com apenas 1.002 votos. Já Carlos Eduardo era cotado para ser o mais bem votado governador na cidade e só conquistou 12.314 votos ficando bem atrás do segundo colocado Iberê com 18.349 e da primeira colocada Rosalba com 36.204 votos.

Com isso conclui-se que Agnelo não consegue transferir seus votos em Parnamirim para seu filho Carlos Eduardo Alves e conclui-se, ainda, que sua liderança na cidade é de pouco mais de 20 mil votos o que se torna preocupante em relação aos seus projetos para 2012.

Rosalba e Gilson Moura

Este ano, o deputado Gilson Moura apoiou a candidata do DEM Rosalba Ciarlini. Na cidade, a análise feita é que a principal liderança e responsável pela boa votação da candidata foi associado ao deputado e ao bom momento político da Rosa. No município a candidata obteve 36.204 votos, 53% da votação, sendo 26,14% a mais que o segundo colocado Iberê com 18.349.

Marina Silva e José Serra em Parnamirim

Além de Rosalba, o PV de Gilson Moura em Parnamirim também conquistou uma excelente votação para sua candidata Marina Silva e obteve 25.413 com uma diferença de 910 votos para o primeiro colocado no município, José Serra com 26.323 votos.

Com esses números, chegamos à conclusão de que é notória a liderança do PV em Parnamirim e que 2012 promete ser o cenário de uma grande disputa.