ParnamirimUma observação atenciosa na votação para deputado estadual em Parnamirim, mostra alguns aspectos curiosos. De cara, um aspecto salta aos olhos: sempre vista como “terra fértil” para a semeadura de candidatos “forasteiros” (ou seja, não moradores e não identificados com o município). Parnamirim e seu eleitorado mostraram que a coisa mudou. E os números mostram isso claramente.

Os três candidatos mais votados no município para deputado estadual são ligados a Parnamirim. O ex-prefeito Agnelo Alves (PDT) teve 20.445 votos. O deputado estadual e candidato a prefeito de Parnamirim em 2008, Gilson Moura (PV) teve 11.017 votos. E o presidente da Câmara, Rosano Taveira (foto) ficou em terceiro com 4.365 votos.

Pela primeira vez na história de Parnamirim, os três candidatos a deputado estadual mais votados no município têm ligação com a cidade Trampolim da Vitória. A análise dos números confirma esta supremacia dos candidatos “da terra”: somando os percentuais de votos de Agnelo (27%), Gilson (14,55%) e Taveira (5,76%), chegamos a 47,31% dos votos válidos para estadual.

Outro dado. O quarto candidato a estadual mais votado foi Antônio Jácome, mas o quinto foi o vereador por Parnamirim Sérgio Andrade, com 3.159 votos. Entre os dez mais votados, outro parnamirinense: o petista Eron Oliveira, com 1.561 votos em 8º lugar.