Com o objetivo de contribuir com a qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, o prefeito Jaime Calado lançou neste sábado (11), na Escola Joaquim Inês, na comunidade de Pajuçara, o projeto "Escola Aberta". O programa é destinado aos alunos da rede pública e conta com recursos próprios da prefeitura municipal de São Gonçalo.

Inicialmente, o projeto envolve cinco escolas da rede municipal de ensino das comunidades de Pajuçara, Coqueiros, Guanduba, Olho D'água do Carrilho e Cidade das Flores, que ficarão abertas aos sábados, nos turnos matutino e vespertino, para realização de oficinas de dança, teatro e culinária.

Além das oficinas, serão oferecidos cursos de artesanato, informática  e  de preparação para o Instituto Federal de Educação – IFRN. O projeto também vai contemplar prática de esporte, capoeira  e atendimento a população  na área de assistência social  e de psicologia.

Segundo a coordenadora do projeto, Rosilda Félix, a idéia e aumentar o número de escolas no próximo ano, para atender a um maior número de alunos e a população em geral. Nesta primeira fase, a proposta é envolver cerca de 100 alunos por escola, informou. A professora acrescentou ainda que, antes do lançamento, já houve uma capacitação com todos os profissionais  envolvidos no projeto, incluindo, monitores, gestores e coordenadores.

Para o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, empregar recursos na educação não é custo, e sim investimento. "No ano passado fizemos um investimento de 45 % em educação. Esse é um dinheiro bem empregado por que estamos formando cidadãos", enfatizou.

 

  Secretaria de Comunicação Social - SGA