O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) realizou nesta segunda-feira, 20, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, com o apoio da comissão pró-Selo em Janduís. 



O evento realizado na Casa da Música, das 14 às 18 horas, contou com a representação de várias entidades, instituições e a sociedade civil organizada mobilizada para essa atividade. De acordo com a comissão pró-selo, o evento contou com um público superior a 150 pessoas, o que superou as expectativas dos organizadores. 



O fórum fez ampla discussão sobre as políticas públicas desenvolvidas para crianças e adolescentes no âmbito do município de Janduís, sendo apresentado um levantamento e diagnóstico da situação das crianças e adolescentes janduienses.



Os participantes foram divididos em subgrupos que discutiram os objetivos de desenvolvimento do milênio, além de uma discussão sobre a promoção da paz, onde a comunidade teve a oportunidade de apresentar suas propostas e fazer a discussão em plenária.


O resultado do fórum tomará corpo na forma de um Plano Municipal de Ações que vai beneficiar as crianças e os adolescentes de Janduís. De acordo com representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), todos os segmentos foram mobilizados e participaram ativamente da discussão assegurando elementos para a implementação desse plano. O próximo passo, segundo o comitê organizador, é realizar a avaliação do fórum.



O I Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado faz parte da estratégia para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para crianças e adolescentes nos municípios. 



O Selo Unicef - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. O selo é uma forma encontrada pelo Unicef de estimular os municípios a assumirem a missão da elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento - físico mental e emocional - de crianças e adolescentes. 



O Selo Unicef também é um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.