O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), promove, nesta sexta-feira (6), a partir das 8h, na Praça da Bandeira, Centro Administrativo, uma programação comemorativa ao aniversário do Rio Grande do Norte, já que a data oficial - 7 de agosto - este ano cai num sábado.
 
O evento inclui apresentação de bandas de música e fanfarras formadas por alunos de escolas públicas, grupos de danças folclóricas, artistas locais e repentistas. Na ocasião, o Governo do Estado também prestará uma homenagem às escolas estaduais do ensino fundamental e médio que atingiram a média nacional os exames de avaliação do IDEB e ENEM/2009. A idéia é incentivar as escolas públicas a melhorem as médias de avaliação nos futuros exames realizados pelo INEP.
 
As unidades de ensino Floriano Cavalcanti, Newton Braga, Ferreira Itajubá, Ary Parreiras, Presidente Kennedy, Irmã Scheila, Jerônimo Albuquerque, Berilo Wanderley, Matias Moreira, Arquiteta Elizabeth Fátima Araújo, Alferes Tiradentes e Padre João Maria, pertencentes a 1ª Diretoria Regional de Educação de Natal receberão, como brindes, filmadoras e aparelhos DVDs.
 
Outras escolas públicas, pertencentes as 16ª Diretoras Regionais de Educação localizadas, no interior do Estado, que serão homenageadas com a entrega de premiação são as escolas Santos Dumont (Parnamirim); Capitão Mór Galvão (Currais Novos); Barão do Rio Branco (Parelhas); Otávio Lamartine e Joaquim José de Medeiros (Cruzeta); José de Medeiros (Acari); Vilagran Cabrita e padre Edmundo Kagerer (Caicó); professor Hermógenes Nogueira; Abel Coelho Raimundo Gurgel e Nossa Senhora das Graças (todas em Mossoró), Antônio Dantas (Apodi) e João Soares de Souza (Venha Ver).
 
A programação marca ainda, para o hall de entrada da Secretaria Estadual de Educação, a realização de exposições literárias de autores potiguares e obras de arte de artistas plásticos, além da exibição de filmes de autores potiguares e uma exposição de trabalhos artesanais.