Prefeitura de Natal privatiza serviço de saúde

por quase R$ 6.000,000,00

 

 

 

Os serviços de saúde na nossa cidade, há anos, não funcionam de forma satisfatória e o caminho para solucionar o problema não é a privatização, ou seja, entregar para empresas privadas a responsabilidade do pleno funcionamento da rede pública de saúde.

Infelizmente a Gestão da Prefeita Micarla caminha neste sentido. Depois de tentar privatizar a distribuição dos medicamentos em Natal, além de apresentar ao Conselho Municipal de Saúde - CMS uma proposta de terceirização da rede laboratorial, agora,  formaliza um ataque frontal ao SUS com a privatização da UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Pajuçara.

Na véspera do feriado de Corpus Cristi, a pedido da Prefeita Micarla,  a Câmara dos Vereadores aprovou Lei, que autoriza o serviço público ser gerenciado e executado por empresa privada, golpeando os movimentos sociais, frustrando a nomeação dos concursados e decepcionando os servidores que há mais de 01 ano vinham participando do processo de organização da UPA. A empresa pernambucana foi contratada por quase R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais), embora a UPA tenha sido construída e equipada com dinheiro público.

Apesar de existir na rede, centenas de profissionais capacitados para administrar a UPA e compor a sua equipe, a empresa contratou profissionais sem concurso e está autorizada a gastar o dinheiro público sem licitação, favorecendo a corrupção e dificultando o controle social.

Quando esse modelo de gestão foi adotado em São Paulo custou caro ao povo. Além disso, aprovararm uma lei que as OS - Organizações Sociais poderiam cobrar 25% do valor dos serviços.

Exigimos que o serviço público seja gerenciado por servidores públicos; o cancelamento do contrato com a empresa pernambucana e a revogação da Lei das OS.

Pela abertura da UPA com profissionais concursados e 100% pública! A nossa luta é todo dia, Saúde não é mercadoria.

 

Não nos calamos frente à atitude autoritária da Prefeitura.

Privatizar a Gestão do SUS faz mal a Saúde!

 

Fórum em Defesa da Saúde Pública e de Qualidade.