Começou hoje  na Secretária Estadual de Educação (SEEC), o III Encontro dos Operadores Municipais do RN. O evento que reúne operadores de 167 municípios envolvidos somente com a questão da educação, tem a finalidade de acompanhar a freqüência escolar dos alunos cadastrados no programa do Governo Federal Bolsa Família. A Secretaria Estadual de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) é quem promove o encontro.

O acontecimento, tem como finalidade capacitar e esclarecer a função de cada operador no seu município. De acordo com a coordenadora geral do Bolsa Família no Estado, Rosângela Medeiros, muitos operadores limitam sua função à atualização de cadastros. ”A designação desses profissionais não é apenas digitadores. Eles têm que estabelecer o fluxo de informações entre o município e estado, atentar para às transferências escolares, combater a evasão, orientar as famílias a respeito das suas responsabilidades, dentre outras funções”, explica a coordenadora.

Durante o evento, acontecem oficinas onde serão analisados os dados trazidos de cada município sobre a freqüência escolar dos inscritos no programa. Essa operação é uma tentativa de cumprir o pacto firmado entre Estado e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) para reduzir em 25% o número de alunos não localizados no ano de 2010.

Quem trabalha com o Bolsa Família a mais de um ano é Jociane Tavares, auxiliar administrativa do município de Vera Cruz. Jociane explica que na secretaria em que trabalha é cobrado dela outras responsabilidades além do preenchimento de cadastros. ”Se o aluno falta aula freqüentemente, é meu dever investigar o motivo. Se o pai  transfere o filho para outra instituição e não comunica, novamente sou eu quem devo ir atrás. Esse é o trabalho que desenvolvo na secretaria juntamente com as
  11escolas municipais, as duas estaduais e uma única privada”, pontuou

O Bolsa Família funciona como 
 um programa de transferência de renda que só alcança seus objetivos, com o cumprimento pleno das suas condicionalidades no campo da saúde, educação e assistência social. “Na educação, vertente tratada nesse encontro, o favorecido só recebe  o beneficio se cumprir uma freqüência escolar mínima de 85% da carga horária escolar mensal, em estabelecimento de ensino regular”, esclareceu Rosângela.

Os próximos operadores a serem capacitados, depois da educação, serão os da saúde, na próxima segunda-feira (21) e, posteriormente, completando o ciclo das condicionalidades, os profissionais da assistência social.