A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluirá em junho a primeira fase de obras para melhoria do abastecimento de água em Mossoró. O ciclo de obras faz parte do projeto do Governo Estadual que visa a melhoria e a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município. Os serviços de perfuração de um poço e instalação do reservatório entraram em fase de conclusão, o que possibilitará o início das operações ainda no primeiro semestre.



Nesta primeira fase, as obras orçadas em R$ 7 milhões, estão sendo executadas com recursos próprios da Caern. Já foi perfurado novo poço P-14A, no prolongamento da Avenida Rio Branco, no bairro Santo Antônio, proximidades da Estrada da Raiz. O poço agora está sendo equipado com a construção da casa de força. 

Esta semana também chegou a Mossoró um reservatório metálico com capacidade de armazenamento de 300 mil litros de água para ser interligado ao poço p-14A. Em razão da complexidade de instalar o reservatório pelo seu porte, a previsão é que ele seja assentado em 20 dias, caso não chova. Ele ficará instalado na estrada da Raiz, ao lado da Fundação Municipal de Geração de Emprego e Renda (Funger). 

As obras emergenciais, em andamento, serão complementadas com a grande obra de substituição e ampliação da rede da cidade, orçada em R$ 119 milhões, que irá solucionar em definitivo os problemas com fornecimento de água para o município. A licitação para esta obra, anteriormente marcada para o dia 20 de maio, foi remarcada para o dia 27 de maio às 9h na Administração Central da Caern, em Natal.

Os serviços de ampliação e reforço da rede de distribuição vão beneficiar os bairros de Santo Antônio, Nova Vida, Liberdade, Santa Helena, Sumaré, Planalto 13 de Maio e Papouco. As obras que serão iniciadas em breve, irão ampliar e reforçar as redes de distribuição dos bairros Quixabeirinha, Sítio São Francisco, Alameda do Sol (atrás do Terminal Rodoviário), Carnaubais, Belo Horizonte, Alto da Conceição, Bom Jesus e Vingt Rosado.