Pela primeira vez em três corridas na temporada, o carro da Red Bull não teve problema e o piloto alemão Sebastian Vettel venceu o GP da Malásia neste domingo (4). Mas quem comemorou muito também foi o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari.

Depois de largar em 21º, ele fez uma bela prova de recuperação, cruzando a linha de chegada em 7º e assumindo a liderança do campeonato com 39 pontos, dois a mais que Fernando Alonso, que abandonou a prova na penúltima volta após o motor de sua Ferrari quebrar.

A tão esperada tempestade tropical na Malásia não veio e, finalmente, após duas corridas com problemas, a RBR pode fazer seu passeio de domingo, no circuito de Sepang. Com facilidade, Sebastian Vettel superou o companheiro de equipe, Mark Webber, ainda na largada e rumou, sem ser ameaçado, para sua primeira vitória na temporada. O australiano chegou na segunda posição, e Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio.

Os pilotos da McLaren e da Ferrari fizeram uma excelente corrida de recuperação e conseguiram suas vagas na zona de pontuação. Lewis Hamilton terminou em sexto. Jenson Button foi superado por Felipe Massa, mas resistiu bravamente aos ataques de Alonso na parte final da corrida. O inglês da McLaren conseguiu a oitava posição.

O espanhol, no entanto, sofreu com problemas na redução de marchas em seu câmbio desde a metade da corrida e acabou fora da prova com a falha mecânica em seu motor Ferrari. Michael Schumacher teve problemas com sua roda traseira esquerda e também foi forçado a abandonar a corrida.

Rubens Barrichello teve problemas na largada com seu Williams e perdeu muitas posições. Ele terminou a corrida em 12º. Já Lucas di Grassi (14º), da VRT, e Bruno Senna (16º), da Hispania, conseguiram chegar ao fim de uma prova pela primeira vez na temporada de estreia na Fórmula 1.

O polonês Robert Kubica, da Renault, conseguiu outro excelente resultado, com a quarta posição. Completaram a zona de pontuação o alemão Adrian Sutil, da Force India, em quinto; o espanhol Jaime Alguersuari, da STR, em nono; e o alemão Nico Hulkenberg, da Williams, em décimo. Estes dois últimos marcaram pontos pela primeira vez na categoria.

A briga pelo campeonato ficou embolada, com quatro pilotos separados por quatro pontos. Felipe Massa lidera, com 39, dois a mais que Alonso e Vettel e quatro a mais que Button. A próxima corrida será no dia 18, na China.