Concorrendo na categoria principal e também como Destaque Temático – Compras Governamentais, o prefeito de Janduís Salomão Gurgel Pinheiro é um dos finalistas do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor.

O projeto descreve as ações que priorizam ou apóiam o desenvolvimento dos pequenos negócios na cidade de Janduís.

Entendendo a importância da Lei Geral para o fortalecimento das micro e pequenas empresas na cidade, o gestor municipal empenhou-se para viabilizar a aprovação da legislação junto à Câmara Municipal. Com a implantação da Lei municipal, os pequenos negócios instalados no município tiveram prioridade nas compras públicas de até R$ 80 mil. As compras dos convênios na modalidade Licitação Carta-Convite priorizam as micro e pequenas empresas.

O objetivo foi simplificar o processo licitatório e ao mesmo tempo oferecer tratamento diferenciado às empresas de menor porte.

Para o desenvolvimento de novos negócios, a prefeitura realizou a reforma do mercado público. Além de 10 quiosques, o espaço passou a abrigar a feira pública e a feira agroecológica, o que representa uma excelente oportunidade para comerciantes e empresas locais. Para estimular as vendas, no início da semana são realizadas atividades culturais às segundas-feiras. Outra obra voltada para incremento do comércio foi a construção de uma praça de eventos, onde estão instalados seis quiosques.


Essa é a segunda vez que o município de Janduís concorre ao Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor. Na última edição, o prefeito Salomão Gurgel Pinheiro recebeu o Selo SEBRAE pelo projeto Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos, instalado na zona rural de Janduís.