O deputado estadual Walter Alves (PMDB) apresentou um Projeto de Lei que institui a projeção de propaganda turística institucional nas salas de exibição de cinema no RN. O objetivo do projeto é o de divulgar, propagar e popularizar os destinos turísticos do Rio Grande do Norte, já que o RN é um estado com potencialidades turísticas diversas e cujo turismo é o principal vetor econômico.

Assim, fica instituída a obrigatoriedade da projeção de filme ou propaganda turística institucional, antes de cada sessão, nas salas de cinemas no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, como forma de se fortalecer o turismo regional e divulgar informações sobre suas potencialidades turísticas.


Caberá à Secretaria de Estado do Turismo, considerando sua política estadual de divulgação, orientar, planejar e fornecer as propagandas e os filmes institucionais, para o fiel cumprimento e observância do disposto artigo. Já ao Poder Executivo caberá regulamentar a presente lei, de maneira que, possa ser operacionalizada sem que ocasione prejuízo às empresas de exibição e, ao mesmo tempo, possa se promover a interiorização do turismo.


Segundo Walter, "promover a interiorização do turismo através da divulgação dos seus destinos mais destacados, é missão de qualquer governo que se preocupe com o equilíbrio e distribuição do bônus turístico, maior fonte e vocação econômica natural do Rio Grande do Norte. Fazê-lo através de um rápido filme institucional nas salas de cinema do estado, é, sem dúvida, uma idéia que não deve ficar para depois, pois, somará fortemente na propagação e difusão do que tem o RN".


Já em pleno vigor em Estados como Pernambuco e Paraná, tal projeto de lei traz em si conteúdo turístico e cultural, de maneira que se atinja o objetivo, que é a mais eficiente promoção das potencialidades turísticas do estado, tudo isso aliado à interiorização dos destinos e ao turismo regional.


Finalizando, o deputado lembra que "com a aprovação e sanção deste Projeto de Lei, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte levantará, mais uma vez, a bandeira do turismo potiguar, que precisa ser municiado de instrumentos de difusão, exaltação e propagação, como forma de se valorizar a própria terra e seus potenciais".