O Governo do Estado recebeu e instalou os novos equipamentos de segurança eletrônica na Cadeia Pública de Nova Cruz. Todo o material foi doado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

As mesas de raio x, os pórticos detectores de metais e os magnetrômetros portáteis são idênticos aos já utilizados nas Penitenciárias de Alcaçuz e de Parnamirim e no Presídio Provisório Dr. Raimundo Nonato, em Natal. As Cadeias Públicas de Mossoró e de Caraúbas também receberam equipamentos semelhantes.

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Leonardo Arruda Câmara, anuncia que com as nomeações dos novos agentes penitenciários, recentemente aprovados em concurso público, a Cadeia Pública de Nova Cruz possa fazer a migração de presos ainda no mês de abril.

Dando continuidade ao programa de construção de cadeias públicas, a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania deverá iniciar nos próximos dias as construções de unidades penais nas cidades de Ceará Mirim e Macau, aguardando apenas as ordens de serviço; Lajes, com recursos já disponibilizados na Caixa Econômica Federal; e Parelhas, prevista na programação Depen ainda para 2010.