Os municípios do Estado já estão abastecidos com as doses da vacina contra a gripe A (H1N1), para a primeira etapa da  campanha de vacinação que inicia nesta segunda-feira (8) e segue até o dia 21 de maio. Do total de 1.716.590 doses, somente as 34.510 primeiras doses, destinadas à imunização dos profissionais de saúde, foram enviadas pelo Ministério da Saúde. A previsão de entrega é de uma semana antes do início de cada fase.  A campanha prevista anteriormente para acontecer em quatro etapas, ganhou mais uma quinzena, com a inclusão de um novo grupo de risco: a  população de 30 a 39 anos.
As estratégias e o cronograma foram divulgadas na manhã de ontem, durante entrevista coletiva realizada no Centro de Formação de Pessoal (Cefope) da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). A ampliação da cobertura se deve à incidência no número de casos registrados entre essa faixa etária, explicou a subcoordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública Juliana Araújo.

Juliana Araújo explica como será feita a vacinação e divulga o calendário de imunização no RN“O ideal seria que todas as pessoas fossem imunizadas, não há contra-indicação, mas há o impeditivo da quantidade de produção. Por isso teremos que seccionar por grupo de risco, levando em consideração situações de co-morbidade e incidência de idade. A campanha tem um caráter de reduzir os casos graves e evitar os óbitos”, justifica Juliana.

À Sesap cabe o recebimento e distribuição do medicamento, que a exemplo do antiviral Tamiflu, não pode ser comercializado e terá uso controlado pela secretaria, além da orientação sobre os procedimentos. Contudo, a logística na instalação de pontos de vacinação fica por conta de cada município. Por conhecer a realidade e a forma de atingir o maior número de pessoas, a definição dos pontos e equipes que trabalharão na campanha será feita por secretaria. As listas com os locais de vacinação serão divulgadas pelas secretarias de saúde de cada cidade.

A campanha irá abranger no primeiro momento 31.376 profissionais de saúde, que por lidarem direto com pacientes estão mais expostos à transmissão.

 A segunda etapa atinge as gestantes (56.083) e crianças com idade inferior a 6 anos. No entanto, a coordenadora do programa de imunização Jeanny Guedes ressalta que mulheres que engravidarem após o período de 22 de março a 2 de abril, quando acontece a segunda fase da campanha, poderão ser vacinadas em quaisquer outra etapa.

“Este público tem uma peculiaridade: a possibilidade de vacinar-se em qualquer etapa do período total  (de 8 de março a 21 de maio). Entre as crianças, deve se observar a aplicação da segunda dose somente após intervalo de 30 dias. Durante a segunda fase estaremos também imunizando pessoas com menos de 60 anos que apresentem co-morbidade”, afirma.

Secretaria da Saúde divide imunização em grupos

O termo estranho se refere aos grupos de doentes renais crônicos, cardiopatas, diabéticos, hipertensos e portadores de doenças imunodrepessivas como  câncer e AIDS. Em um terceiro momento, a campanha visa imunizar cerca de 80% dos 606.442 jovens com idades entre 20 e 29, anos, entre os dias 5 e 23 de abril. Para este período serão enviadas 667.090 doses da vacina.

 Os idosos portadores de doenças crônicas  terão que aguardar até o dia 24 de abril, quando a Sesap promove também a campanha contra a gripe sazonal. Apenas os pacientes de doenças crônicas com mais de 60 anos receberão as duas doses, da sazonal e da pandêmica.  A última etapa, acontecerá de 10 a 21 de maio, a estimativa é que 459 mil homens e mulheres com faixa etária de 30 a 39 anos sejam vacinados.

Após um surto e um período de baixa, o número de casos de Influenza A (H1N1) registrados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), no Rio Grande do Norte, se mantém sem alterações nas últimas semanas.  Até o último dia 4, foram notificados 1953 casos no RN. Destes, 108 confirmados, 211 descartados e 19 vítimas fatais. “Isto se deve ao comportamento particular do vírus, não há fatores externos de clima, tempo ou ainda das ações. O que estamos fazendo, antecedendo ao início do período chuvoso, é iniciar esta imunização, para em caso de uma segunda onda da doença termos ampliado este escudo”, disse Juliana Araújo.

Campanha na UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Departamento de Assistência ao Servidor e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará, a partir desta segunda-feira, até o dia 21 de maio de 2010, a vacinação da comunidade universitária contra gripe Influenza A H1N1. 

A ‘Estratégia Nacional de Vacinação Contra Influenza A H1N1’ é desenvolvida pelo Ministério da Saúde e será realizada em cinco etapas obedecendo à classificação dos grupos prioritários.

A vacinação contra a Gripe A, na UFRN, terá o seguinte cronograma: para os profissionais da saúde, de oito a 12 de março, das 8 às 16h, no Hospital de Pediatria da UFRN e Maternidade Escola Januário Cicco, e de 15 a 19 de março, no mesmo horário, no Hospital Universitário Onofre Lopes.

No período de 22 de março a quatro de abril, a vacinação atenderá às populações com doenças crônicas (diabéticos, hipertensos, cardiopatas, renal, doenças respiratórias e obesos mórbidos), no DAS, das oito às 16h30.
Fonte: Tribuna