Secretária abrindo os trabalhos da Jornada em Educação 2010

A Jornada Pedagógica dos Profissionais em Educação de Poço Branco aconteceu nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2010, no CCI (Centro de Convivência de Idosos). A jornada faz parte do calendário escolar do município e é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) que visa atualizar o corpo docente das escolas municipais de todo país. A organização do encontro ficou a cargo da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Poço Branco.

Prefeito falou aos presentes sobre a importância da Jornada

Entre os temas discutidos no encontro estiveram em pauta a explanação de ações e programas nacionais no âmbito da educação (como o PDDE, PDE, Saúde na Escola, Escola Ativa, Brasil Alfabetizado, Laboratório do Proinho e a Educação de Jovens e Adultos - EJA). A grande importância destes eventos educacionais está em levar ao corpo profissional em educação, especialmente aos professores, as informações necessárias sobre cada um dos programas acima descritos e o que eles poderão significar para os municípios.

A presença e a participação dos professores no evento foi considerada boa

Segundo a Secretária de Educação de Poço Branco, Dorinha Menezes, todas as atividades da Jornada Pedagógica aconteceram em clima de transparência nas informações repassadas e de harmonia entre os participantes. Para Dorinha, os rumos da educação de Poço Branco passaram por transformações importantes nos últimos anos, mas também por dificuldades de ordem financeira e logística. Ela argumenta que a educação de Poço Branco, que também responde pelo Esporte e Lazer, ainda passa por dificuldades estruturais e que elas estão sendo sanadas, pouco a pouco, de acordo com as prioridades do município.

Entre uma palestra e outra foram realizadas atividades lúdicas para descontrair os presentes

"A falta de uma estrutura física mais ampla para os professores sempre prejudicou alguns projetos que tínhamos em mente. Isso vem mudando e, atualmente, tendo mais autonomia do executivo, tem sido possível avançar na área educacional. Outro progresso da secretaria tem sido, apesar de algumas dificuldades orçamentárias, conseguir manter os salários dos profissionais em dia e, assim, estimulá-los ainda mais em suas atividades diárias", destaca a secretária.

Atividades foram divididas em grandes grupos para discussão de temas relevantes

Dorinha confidencia que a pouca estrutura e as inadimplências de administrações anteriores empurraram os índices do IDEB para baixo e isso deixou muitas seqüelas na educação de Poço Branco. "Não bastou o crescimento do IDEB das escolas municipais nos últimos dois anos, pois a estatística avaliada pelo MEC, para a liberação de recursos e programas federais, considera apenas o "IDEB Municipal" e não o IDEB de cada escola. Desta forma, o município deixou de receber importantes programas educacionais. Agora, graças ao esforço de nossa equipe de trabalho, estamos trazendo alguns destes programas em breve para Poço Branco".

No segundo dia das atividades, as abordagens foram feitas em pequenos grupos e ao ar livre

A Secretária de Educação de Poço Branco espera anunciar, nos próximos dias, a criação de turmas escolares (Normal e EJA), no turno noturno, para atender aos poçobranquenses que deixaram de estudar precocemente ou que trabalham durante o dia. "Esta é uma iniciativa inédita e de grande importância para as pessoas que não tinham uma oportunidade de estudar à noite, numa escola de boa qualidade e com professores altamente preparados. Poço Branco já pode se orgulhar de formar bons professores, mas, no passado, era tudo mais difícil nesse sentido. O nosso papel como secretária é o de gerenciar a educação em nossa cidade e fazê-la funcionar corretamente. Já como ser humano será preciso muito mais. Assim, não podemos fechar os olhos para os problemas individuais de cada um dos nossos professores", conclui a educadora Dorinha Menezes.

Com informações do Blog de Poço Branco