A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está trabalhando para instalar até esta terça-feira (9) o equipamento que bombeia água na estação elevatória 1, na Lagoa do Bonfim, no município de Nísia Floresta. Esta elevatória é responsável por 20% da água fornecida através da adutora Monsenhor Expedito às 23 localidades da região Agreste do Estado. Com a paralisação de uma estação, o fornecimento de água foi reduzido de 1.100 para 880 metros cúbicos por hora e a previsão é que na quinta-feira (11) todo o sistema volte a funcionar normalmente.
A redução provoca perda na pressão da água, o que dificulta alcançar os pontos mais elevados. Algumas localidades, situadas em pontos baixos, provavelmente não perceberam a redução na oferta, nos casos dos reservatórios cheios. A empresa recomenda que economizem água porque mesmo com o sistema religado nesta terça-feira, o produto vai chegar aos imóveis de forma gradativa.
Com 330,7 metros de extensão, a adutora Monsenhor Expedito abastece 162 mil habitantes residentes nas 23 cidades e mais de 30 comunidades rurais. São elas: Monte Alegre, Lagoa de Pedra, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serrinha, São José de Campestre, Lagoa D’anta, Passa e Fica, Serra Caiada, Elói de Souza, Bom Jesus, Tangará, Santa Cruz, Ielmo Marinho, São Pedro do Potengi, São Paulo do Potengi, Santa Maria, Lagoa de Velhos, Rui Barbosa, Sítio Novo, São Tomé, Barcelona e Lajes Pintadas. Ao todo, são 45 chafarizes instalados nas comunidades rurais, administrados pelas lideranças comunitárias, que acompanham e controlam a distribuição da água à população.
Mídias Sociais