A subcoordenadoria de combate as endemias da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante divulgou um balanço positivo das ações realizadas em 2009. O levantamento mostra uma maior abrangência do trabalho dos agentes de saúde e agente comunitários, e uma redução significativa das notificações dos casos da dengue.

De acordo com os números apresentados a atuação das equipes atingiu mais de 144 mil residências em 2009, o dobro dos domicílios visitados em 2008. Esse reforço no combate ao mosquito Aedes Aegipty refletiu na quantidade de focos encontrados. Em 2008 foram erradicados 572 focos, quanto que em 2009 esse dado saltou para 1.074 focos debelados.

Outra boa notícia comemorada pelos profissionais de saúde do município foi a redução dos casos de dengue notificados, que caiu de 935 em 2008 para apenas 62 notificações em 2009. O índice de infestação predial que na administração passada era de 4.9 passou para 1.4.

A secretária municipal de Saúde, Zenaide Maia, disse que o sucesso alcançado no combate a dengue é resultado do investimento da prefeitura. “No nosso primeiro ano de gestão fizemos em São Gonçalo duas campanhas educativas, inclusive numa delas em parceria com o supermercado Nordestão, onde concorremos com escolas de Natal, tivemos um trabalho escolhido como o melhor”, enfatizou.

Zenaide acrescentou ainda que os agentes de saúde e agentes comunitários receberam fardamento e equipamento de proteção individual para a atuação em campo. “Devemos destacar o incentivo e a motivação como outros pontos importantes, por isso o prefeito Jaime Calado implantou o regime de produtividade para os profissionais. Agora eles se sentirão mais estimulados e a população será a maior beneficiada”, finalizou.