O prefeito Jaime Calado participou na manhã desta quinta-feira (15) da 1ª Conferência Municipal de Cultura de São Gonçalo do Amarante. O evento foi realizado pela Fundação Cultural Dona Militana (FCDM) e contou com a presença do deputado estadual Fernando Mineiro, do vereador Eraldo Paiva, do presidente da Comissão Norte Riograndense de Folclore, Severino Vicente e a o presidente da FCDM, Alexandre Santos.

A conferência tem como objetivo discutir a cultura como política pública e foi baseada no tema da 2ª Conferência Nacional proposta pelo Ministério da Cultura que vai acontecer em 2010. O presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, foi o convidado para ministrar a palestra de abertura e abordou o rumo da política cultural no Rio Grande do Norte.

Jaime Calado reafirmou o compromisso de sua administração com o setor cultural do município, parabenizou os artistas locais pelo “Auto dos Mártires”, encenado no último dia três de outubro, e destacou os aspectos da cultura sãogonçalense. “Somos considerados o berço da cultura popular e por esse motivo temos a obrigação de trabalharmos o resgate dos nossos mestres e daqueles que nos presenteiam com os seus talentos e a sua arte”, disse.

O prefeito ainda confirmou o envio para a Câmara Municipal de um projeto de lei que destina o repasse de 2,5% da arrecadação com o ISS e IPTU para o Fundo Municipal de Cultura. A iniciativa foi elogiada pelo presidente da Comissão de Folclore do RN, Severino Vicente. “Tudo passa, mas a cultura é eterna. O trabalho do prefeito Jaime Calado tem um valor inestimável e certamente vai fazer a diferença”, enfatizou.