Em postagens e matérias anteriores destacamos o descaso que o governo vem tendo com os estagiários.

O que é estágio?

O site www.estagionet.com.br define estágio como todas as atividades de aprendizagem profissional, social e cultural proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de trabalho proporcionadas por pessoas jurídicas de direito privado, órgãos da administração pública e instituições de ensino, sempre sob responsabilidade e coordenação da escola a que pertence, para o desenvolvimento de atividades relacionadas à sua área de formação profissional.

Qual o papel do estagiário no setor público?

Essa resposta já é do nosso site:

Os estagiários contratados pelo estado do Rio Grande do Norte são hoje, fortes braços na caminhada por um futuro melhor.

Para se ter uma idéia muitos estagiários estão desempenhando tarefas que vão além de um simples aprendizado e passam a trabalhar exercendo a atividade de muitos funcionários públicos.

O grande problema do estagiário estadual hoje é que nunca recebeu a bolsa em tempo hábil e sempre há alguma justificativa das secretarias, DIRED e do próprio governo para justificar esses atrasos.

Para se ter uma idéia, o estagiário tem que esperar o ano financeiro do estado abrir para ter direito a bolsa. Como todos sabem o ano financeiro só abre normalmente em março, os estagiários ficam pelo menos os primeiros três meses do ano trabalhando sem receber. Porém, depois do ano financeiro estar aberto geralmente ainda acontece muitos problemas para esse recebimento.

A justificativa anterior do governo era que o contrato com o IEL havia terminado e deveria criar outra opção, ou outro setor, responsável por essas contratações e pelos processos pertinentes. Dessa forma foi criado, ou direcionado, as atividades para um setor da Secretaria de Administração chamado de Escola do Governo.

A Escola de Governo promete resolver os problemas desses atrasos, pois, segundo alguns coordenadores de setores da Educação e da saúde, os estagiários serão adicionados ao sistema ergon e facilitará assim o pagamento das bolsas.

Carta de Leitor estagiário de Mossoró

Um leitor e estagiário de Mossoró escreve para nosso editorial e pede esclarecimentos sobre a falta do pagamento: veja a carta na íntegra.

Eu alguns colegas estagiários trabalhamos desde março e não recebemos nada, já estamos em outubro e nada. é uma falta de respeito com nós pois ligamos para a escola de governo em natal e eles diz que temos que resolver na DIRED, na DIRED elas manda ligar para natal, ninguém dar se quer uma informação concreta.isso é muito angustiante, pois precisamos muito desse dinheiro, somos estudantes e estamos executando nossas obrigações com responsabilidade.

Como podemos ver, essa realidade é de todo estado.

Nesse sentido, o nosso site vai designar a equipe para percorrer todas as secretarias inclusive a governadoria pedindo esclarecimentos sobre os constantes atrasos.

Pedimos aos estagiários e leitores que nos enviem os nomes e locais de estágio que não estão recebendo para que possa nos nortear neste trabalho de cobrança ao governo estadual.

Lembramos que estamos quase em período eleitoral e estagiário faz parte de uma grande massa votante e que pode escolher bem no dia da eleição, escolher por quem realmente tem responsabilidade com todos. (fica o alerta)

Com a palavra senhores coordenadores, secretários e a governadora.