A ONG MEIOS (Movimento de Integração e Orientação Social) realizará no próximo sábado (12) a 2ª edição do Projeto “Meios em Movimento – Esporte, Cultura, Lazer e Ação Social”, que acontecerá na Escola Estadual Berilo Wanderley (R. Governador Valadares, s/n - Conjunto Pirangi – Neópolis), das 9h às 16h. A ação é alusiva aos 30 anos da ONG, que através dos seus núcleos e projetos objetiva proporcionar ações de cidadania para todas as idades.
Por meio do Núcleo de Projetos da Criança, a criançada poderá desfrutar de rodada de leitura, oficinas e palestras educativas. Na ocasião, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva realizará atividades que integram a Campanha de Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-juvenil e têm como objetivo esclarecer a população sobre os sinais e sintomas mais comuns do câncer nesta faixa etária.
Os adolescentes terão a oportunidade de conhecer a diferença entre grafitagem e pichação através de palestra ministrada por integrantes do Núcleo de Atendimento ao Adolescente da Instituição, como também mostrar suas habilidades e criatividade através da oficina que será oferecida após a palestra.
Para o público geral, os núcleos de Artesanato, Projetos da Terceira Idade, Qualificação, Segurança Alimentar e Educação fiscal oferecerão oficinas de artesanato em diversas tipologias, palestra sobre fisioterapia preventiva, corte de cabelo, avaliação e orientação nutricional, além de gincana de educação fiscal.
Outras ações, como orientação jurídica, emissão de carteiras de identidade, rodada de leitura, aplicação de flúor e distribuição de escova e creme dental, distribuição de água e panfletos educativos, exibição de filmes através do Cine Club FAL, também serão oferecidas devido às parcerias com o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Prefeitura do Natal, FAL (Faculdade de Natal), ITEP, ONG Vivendo Saberes, Dental Med Center e Caern.
O lazer ficará a cargo da Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e Lazer, que estará realizando jogos e brincadeiras. E a parte cultural por conta da própria comunidade e de grupos de idosos dos centros de convivência do MEIOS, que oferecerão diversas atrações musicais, culturais, além de exposição e comercialização de artesanatos.