Na sessão de hoje na Assembléia Legislativa do RN, o deputado estadual Walter Alves defendeu a necessidade urgente de melhorias no Pacto Federativo, ao citar sua presença em uma reunião realizada na Fermun (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte) junto à bancada federal e aos prefeitos dos municípios do RN.

Na reunião, o peemedebista analisou e debateu as dificuldades que hoje enfrentam os municípios do RN, que afirmam a perda de um grande montante do repasse federal, fonte de recursos para esses municípios. “Falo aqui desses sacrificados entes federativos que ao longo dos anos vêm acumulando uma grande defasagem em seus orçamentos. Simplesmente, porque dependem de maneira direta dos repasses federais e estaduais, para fazer funcionar seus serviços básicos, que, por vezes, são os únicos oferecidos ao cidadão”, explicou.

Em sua fala, Walter lembrou ainda o quão é difícil para um prefeito explicar para o povo porque a saúde, ou a segurança não estão dentro dos padrões, por exemplo. “Ao final de cada mês, quando chega a hora das contas fecharem e elas não fecham, e no mês seguinte, o povo ficar sem alguns dos serviços ali onde mora, o que irá dizer quem hoje está mais perto da população, que são as prefeitas e prefeitos deste Estado? Que o FPM, repasses ou outros convênios não chegaram?”, questionou.

O parlamentar convidou os demais deputados a juntar forças para reivindicar um Pacto Federativo mais justo e que fortaleça os municípios do RN. “Por tudo o que aqui elenquei, é que devemos também voltar os olhos aos nossos municípios, mesmo em suas demandas federais, já que perfazem a maior parte do que hoje pleiteiam, dado ao atual desequilíbrio federativo brasileiro e seus reflexos sobre o ente menos fortalecido, que é o município. No RN essa redefinição se faz ainda mais urgente. A situação econômica e financeira de grande parte dos nossos municípios é alarmante e, requer, como já disse, providências capazes de reverter o quadro de justo desânimo e incertezas que tomou conta das gestões locais”.